A regionalização da saúde, a telemedicina e as ações de prevenção são, na leitura do candidato ao Governo do Estado, André Puccinelli (MDB), caminhos para aproximar a saúde da população e dar mais agilidade aos diagnósticos. O assunto foi abordado em entrevista da Rádio e TV Educativa, em Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (16).
Falando especificamente sobre a saúde da mulher, o candidato ressaltou a importância de que haja mamógrafos nas regionais.
“A saúde precisa estar perto das pessoas. Temos que dotar as 12 regiões geográficas com mamógrafos e outros aparelhos. É importante que nas regionais também sejam feitos exames de tomografia, ressonância magnética, entre outros”, disse André.
Assim, estado e prefeituras têm condições de atender melhor a população. O Estado coloca os equipamentos e as prefeituras, os técnicos, que fazem o exame, e por meio da telemedicina o paciente recebe o diagnóstico.
“Não precisa a pessoa sair do município do interior para vir até Campo Grande. A resolutividade mais perto é possível fazendo desta forma”.