Ponte do Aquidabã, na MS-382, será liberada ao tráfego em outubro

Você está visualizando atualmente Ponte do Aquidabã, na MS-382, será liberada ao tráfego em outubro
default
  • Autor do post:
  • Post publicado:15 de setembro de 2022

Construída com recursos do Fundersul, dentro do Programa Mais Pontes, lançado pelo governador Reinaldo Azambuja em 2019, a estrutura de concreto sobre o Rio Aquidabã, em Porto Murtinho, será entregue em 30 dias. A ponte está concluída e segue o serviço de implantação do aterro até sua cabeceira, numa extensão de 600 metros.

A travessia liga a região da Serra da Bodoquena com o Pantanal do Nabileque, pela MS-382. Esta estrada se estende da Cabeceira do Apa, na fronteira com o Paraguai, passa por Guia Lopes da Laguna e Bonito e chega ao Rio Naitaca, no limite de Porto Murtinho com Corumbá. Área tradicional de pecuária que se transforma em uma nova fronteira agrícola.

A ponte de madeira sobre o Aquidabã, situada a 100 km de Bonito e a 180 km de Porto Murtinho, foi levada pela correnteza durante fortes chuvas, em março de 2018, deixando isoladas as fazendas, pequenas comunidades e mais de 60 famílias indígenas da etnia kadiwéu das aldeias Tomázia e Barro Preto. A nova, de concreto, tem 40 metros ao custo de R$ 1,65 milhão.

ponte aquidaba2

Enquanto o serviço de aterramento até as cabeceiras do Aquidabã está sendo concluído, com grande movimentação de máquinas e operários, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) mantém o programa de manutenção da malha viária estadual não pavimentada naquela região, garantindo escoamento da produção e segurança aos usuários.

A Agesul executa serviços terceirizados de cascalhamento, raspagem e limpeza das margens nas MS-382 (Baia das Garças, em Bonito, até o Aquidabã), MS-339 (entre Bonito e Bodoquena, na ligação com as MS-382 e MS-185, atendendo assentamentos e atrativos turísticos) e na MS-458 (até a Fazenda Firme, em Porto Murtinho, em direção à BR-267).

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular