Corumbá (MS)- As constantes denúncias de má gestão de recursos públicos, somados aos fatos noticiados sobre supostas irregularidades cometidas pela junta administrativa, nomeada pelo Prefeito Marcelo Iunes, para comandar a Santa Casa de Corumbá, servirá de base para o pedido de abertura de uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI), que será apresentada pelo vereador Chicão Viana na Câmara Municipal de Corumbá.
À reportagem do Folha MS, Chicão Vianna relatou que a proposta já chegou a ser ventilada por ele durante o uso da Palavra Livre em plenário, mas não obteve grande apoio dos demais pares, que na oportunidade, elencaram o andamento de uma auditoria na instituição, para justificar a falta de necessidade da CPI.
“Agora já temos o resultado da auditoria que inclusive, motivou uma recomendação ao município para adotar medidas quanto a administração da Santa Casa. Foi pontuado a necessidade de que a instituição seja auditada de forma independente, ora, fiscalizar é uma prerrogativa do mandato do vereador e não podemos nos furtar dessa responsabilidade”, pontuou Chicão.
O parlamentar destacou a necessidade do empenho de todos os órgãos para garantir que a população não saia prejudicada.
“Vale lembrar que a junta que vem sendo nomeada pela atual administração, por inúmeras vezes descumpre determinações que saem dos órgãos de fiscalização como o MPF e MPMS. Por este motivo é que, até hoje, não temos um Portal da Transparência para averiguar onde os recursos públicos que a instituição recebe estão sendo investidos, vemos diversas vezes servidores com salários atrasados e recentemente a auditoria do Estado encontrou diversas irregularidades, principalmente do mau uso dos recursos que ao invés de beneficiar população, foi utilizado para compra de iphones, celulares e notebook que simplesmente desapareceram”, disse.
Chicão Vianna confirmou que já está trabalhando na proposta para apresentar nesta semana na Câmara Municipal e pede o apoio da população para levantar o número necessário de assinaturas dos demais vereadores e dar abertura ao processo.
“As pessoas sabem que tenho lutado por melhorias na Santa Casa, mas é preciso o engajamento maior dos demais vereadores, para podermos intervir de maneira positiva na saúde da cidade, não dá ´para fechar os olhos e fingir que está tudo correndo bem por fazer parte ou não da base do governo, nossa base é o povo, são as pessoas que nos confiaram o seu voto para que pudéssemos exercer nosso papel que é fiscalizar e exigir que a população tenha acesso a uma saúde de qualidade, sem pessoas morrendo pelos corredores por falta de atendimento”, concluiu.