Bolivianos voltam a fechar acesso de veículos na fronteira com Corumbá

Você está visualizando atualmente Bolivianos voltam a fechar acesso de veículos na fronteira com Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de agosto de 2022

Corumbá (MS)- Quinze dias após a realização de um “Paro” cívico, que mobilizou diversos setores da sociedade civil boliviana, um novo protesto voltou a fechar o acesso de veículos na fronteira com Corumbá.

A manifestação teve início a meia noite e segundo informações, tem previsão para se estender por 48 horas.

A motivação continua sendo o impasse sobre a realização do Censo Demográfico, que teria sido adiado pelo governo para 2024. A realização do censo é vista como primordial para os municípios. Eles alegam que esses dados são importantes para aumentar os repasses de recursos financeiros aos municípios, que estão defasados.

Adesão em todo País

Diversos pontos de bloqueios já foram implementados pelos manifestantes, nas principais cidades e rotas de acesso ao país. Em Santa Cruz de La Sierra, uma das cidades economicamente mais importantes da Bolívia, o dia começou com movimento bem inferior aos dias normais, relata o periódico El Deber.

censo

Em pontos da cidade se instalaram pontos de bloqueios com pneus, faixas e veículos estacionados com a finalidade de reduzir a mobilidade de veículos pelas ruas da cidade.

No entanto, há relatos de que o transporte público estaria funcionando normalmente em algumas regiões.

Manifestantes aguardam reunião com o governo para discutir o assunto. Caso não haja acordo, o protesto pode durar ainda mais tempo.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular