Vereador apresenta Projeto de Lei que institui Programa de Saúde Bucal nas escolas da Reme

Você está visualizando atualmente Vereador apresenta Projeto de Lei que institui Programa de Saúde Bucal nas escolas da Reme
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de agosto de 2022

O vereador Marcelo Araújo apresentou ontem, segunda-feira, 01 de agosto, na Câmara de Corumbá, um Projeto de Lei que institui o Programa de Saúde Bucal destinado aos alunos do 1º aos 9º anos das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).

Trata-se de um programa de caráter permanente, que tem por objetivo reduzir o índice de problemas dentários da população do município, por meio de desenvolvimento do hábito da higienização bucal diária entre os alunos; ensino da técnica correta de escovação e do uso regular do fio dental, e da aplicação tópica de flúor.

Marcelo explicou que, para atingir o objetivo previsto, o Projeto de Lei prevê realização de palestras, debates, distribuição de impressos educativos, exibição de filmes e exposições práticas; fornecimento de kits de higiene bucal, além de outros procedimentos cabíveis de necessidades das equipes instrutoras.

Cita ainda que as ações governamentais para a implementação do programa poderão ser desenvolvidas em parceria com faculdades de odontologia e organizações não governamentais, e que a Secretaria Municipal da Saúde poderá articular com o Conselho de Odontologia, com os órgãos do Governo do Estado e Governo Federal e demais instituições públicas e privadas que desenvolvam atividades voltadas a saúde bucal.

Além disso, os eventos previstos no Programa de Saúde Bucal poderão ocorrer com a colaboração de estabelecimentos de saúde, além de profissionais da área, especialistas no segmento, de entidades públicas e privadas.

O Projeto de Lei autoriza ainda o Poder Executivo Municipal autorizado a celebrar convênios com instituições públicas e/ou privadas com a finalidade de atender aos objetivos propostos.

Marcelo explicou que a proposta foi pensada diante da necessidade de uma ação governamental, fazendo com que os alunos da rede tenham uma melhor saúde bucal. “A Saúde Bucal no Brasil é exemplo para todo o mundo, logo com essa ação mostraremos que além de modernos tratamentos cuidamos desde a infância de nossos alunos. Por se tratar de uma ação de baixo custo e de grande benefício, o programa será de suma para a nossa cidade”, justificou, pedindo apoio dos demais membros da Casa de Leis para aprovação do Projeto de Lei.

HOMENAGEM

Por outro lado, na mesma sessão, o vereador teve um requerimento aprovado por unanimidade, em que presta uma homenagem com a outorga de Moção de Congratulação a Antônio Tadeu Martinez, pelos relevantes serviços prestados à cidade, por meio de sua página Memórias de Corumbá (MS), nas redes sociais.

Marcelo explicou que Antônio Tadeu, com o seu trabalho, está resgatando parte da história corumbaense por meio de fotografias, depoimentos, registros, documentos, textos, artigos de jornais, revistas que tenham “informações e relação com a nossa cidade e seus moradores, preservando-se os direitos e fontes autorais, buscando promover a preservação da memória e do patrimônio histórico corumbaense”.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular