IBGE: Novo processo seletivo busca preencher 48,5 mil vagas de recenseador

Você está visualizando atualmente IBGE: Novo processo seletivo busca preencher 48,5 mil vagas de recenseador
  • Autor do post:
  • Post publicado:9 de junho de 2022

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abre, nesta quinta-feira (9), inscrições para um novo processo seletivo com 48.535 vagas para o cargo de recenseador do Censo Demográfico deste ano.

O edital foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União, pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, por meio da Portaria SEDGG/ME nº 14.147, de 2 de dezembro de 2021.

A remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

A jornada de trabalho recomendável para a função de Recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no Treinamento. Dentre as atribuições do cargo, o selecionado irá cumprir as orientações recebidas por meio do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel de coleta; apresentar-se ao informante com o uniforme, o crachá de identificação fornecido pelo IBGE e o documento de identidade citado no crachá.

As atividades do Censo Demográfico 2022 serão feitas presencialmente ou por telefone, em todos os domicílios do setor censitário que lhe for atribuído no âmbito da sua área de trabalho, registrando no dispositivo móvel de coleta

A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, conforme inciso II do parágrafo único do art. 4º da Lei nº 8.745/1993, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

paqueta censo 2022090620210067
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Censo Demográfico do IBGE

As exigências para o desempenho das atribuições da função são: capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta; ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico; ter acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores.

Outro requisito é a capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores, caminhos e estradas não pavimentadas; capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta; agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido.

Não será cobrada taxa de inscrição e o período para iniciar o cadastro começa às 11h desta quinta-feira (9) e vai até o dia 15 de junho pelo site www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco.html.

Os candidatos deverão apresentar a documentação original ou cópia autenticada no momento da contratação.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular