Presidente da Vetorial fala sobre mercado do carvão em Congresso Florestal 

Você está visualizando atualmente Presidente da Vetorial fala sobre mercado do carvão em Congresso Florestal 
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de maio de 2022

O presidente do Conselho de Administração da Vetorial, que atua em Mato Grosso do Sul nos setores da siderurgia e mineração, Gustavo Trindade Corrêa, foi um dos palestrantes no Congresso Florestal MS, realizado em Três Lagoas no dia 23 de maio passado e que antecedeu o Show Florestal, a maior feira da indústria do eucalipto do País.

O evento reuniu no Auditório José Paulo Rimoli, no Sesi do município, as principais empresas, indústrias e marcas florestais de Mato Grosso do sul, além de autoridades e pesquisadores para debates sobre o tema. 

Gustavo Corrêa participou do painel “Novas oportunidades para o uso da madeira em MS” e discorreu sobre o tema “O mercado do carvão vegetal com finalidades siderúrgicas na Região do Centro-Oeste”.

Também participaram do painel Antônio José de Souza, gerente de biomassa na Eldorado Brasil Celulose S.A; Layssa Okamura, pesquisadora do ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa); e Fernando Lopes Latorre, consultor da Paul Wurth do Brasil e sócio-diretor da Latorres Consultoria Ltda.

Mercado

Após apresentar breve histórico das empresas, Gustavo Corrêa explicou que toda a logística de fornecimento de carvão vegetal às siderúrgicas é desenvolvida pela Vetorial Energética.

“Nossas empresas consomem cerca de 140 mil metros cúbicos de carvão por mês, enquanto que em todo o Estado de Mato Grosso do Sul o consumo mensal gira em torno de 2 milhões de metros cúbicos”, informou.

O carvão utilizado pela Vetorial provém de três fontes distintas: produção própria, contratos de longo prazo com produtores florestais e do mercado spot – carvão nativo com supressão regularizada.

Ferro-gusa

De acordo com Gustavo Corrêa, Mato Grosso do Sul é o único estado do Centro-Oeste que produz ferro-gusa via siderurgia. “Passamos de 230 mil toneladas para alcançar 550 mil toneladas este ano. Desse total, 480 mil toneladas serão produzidas pela Vetorial”, explicou o empresário.

Hoje, a siderurgia demanda no Estado 80 mil hectares de madeira, menos de 10% da demanda total em todo o Estado, onde o protagonismo é do setor da celulose. “Madeira que seria impraticável para a celulose, para nós é matéria-prima. Inclusive a casca, para a geração de energia”, finalizou Corrêa.

Feira

A Vetorial participou em Três Lagoas da 4ª edição, a Show Florestal – Feira da Indústria do Eucalipto, realizada no centro de múltiplos eventos Arena Mix, em Três Lagoas.

vetorial 1
Empresa participa da Feira da Indústria do Eucalipto em Três Lagoas

O evento é uma iniciativa privada com o objetivo de impulsionar o crescimento do mercado industrial de florestas plantadas, promover inovação e gerar negócios. A programação contou com caravanas, rodada de negócios e encontro de inovações e tecnologias florestais.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular