Vereadora pede ações do Poder Público para redução dos atropelamentos de animais

Você está visualizando atualmente Vereadora pede ações do Poder Público para redução dos atropelamentos de animais
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de abril de 2022

Corumbá tem registrado nos últimos dias, um grande número de atropelamentos de animais, cães e gatos, o que tem causado preocupação às pessoas e instituições que atuam em serviços de proteção aos animais.

E esta crescente incidência foi comentada esta semana na Câmara, pela vereadora Raquel Bryk, que sugeriu à Agetrat, Polícia Militar Ambiental e outros órgãos públicos, a realização de campanhas de conscientização e blitzes educativas na área urbana, para buscar reduzir os atropelamentos.

A vereadora citou ainda algumas regiões onde os atropelamentos acontecem com frequência: em frente ao Riachuelo Futebol Clube, na Rua Frei Mariano, centro da cidade, e também na Rua 21 de Setembro, entre a Rua Rio Grande do Sul e Alameda Nair Figueiredo Dobes, no Bairro Popular, por onde as ações poderiam ser iniciadas.

“Conforme relato de moradores e pessoas que atuam no trabalho de proteção animal, que nesses trechos existem muitos animais abandonados, que vivem em casas ou prédios abandonados da região. Veículos trafegam em velocidade acima do permitido e acaba atropelando os animais”, observou, lembrando que existem outras vias onde o mesmo problema ocorre com frequência.

“Muitos gatos e cães morrem ou ficam gravemente feridos, em razão da alta velocidade que os veículos passam constantemente. A maioria dos autores desses atropelamentos, sequer prestam algum tipo de ajuda ou socorro aos animais ou aos seus tutore, grupos de protetores ou quem quer que seja”, ressaltou, lembrando que, “infelizmente, ainda não há Lei Federal específica sobre a prestação de ajuda aos animais, vítimas de atropelamento, sejam silvestres ou domésticos, e que cobre algum tipo de providências ao autor”.

No entanto, Raquel lembrou que, em Corumbá, existe a Lei Ordinária n° 2797/2021, de 22 de novembro de 2021, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestar socorro aos animais atropelados. Portanto, o assunto não é novidade e precisa ser posto em destaque, para evitar que as mortes de animais, em virtude de atropelamentos, parem de ser banalizadas em nosso município”.

“Nesse sentido, cabe a nós Poder Público tomar medidas concretas para proteção animal e criar mecanismos práticos para a melhoria do trânsito de Corumbá e região, para evitar ou ao menos minimizar os atropelamentos dos animais, domésticos ou silvestres, com a conscientização da população”, completou.

SINALIZAÇÃO

Por outro lado, na mesma sessão, Raquel requereu junto à Agetrat, serviços de melhoria na sinalização e até mesmo apoio nos horário de pico, nas ruas de entorno da Escola Municipal Fernando de Barros e no CEMEI Maria Candelária Pereira Leite. Disse ser uma reivindicação dos pais, alunos e professores, para que a região tenha uma melhor organização no fluxo do trânsito. “Uma melhor sinalização no local, sem dúvida, vai garantir a segurança de todos”, citou.

NA REME

Já ao secretário Genilson Canavarro de Abreu, de Educação, a vereadora está buscando saber se a pasta tem conhecimento sobre a falta de vagas nas escolas e creches para as crianças do ensino infantil e do ensino fundamental, na parte alta da cidade.

LIMPEZA

Ao mesmo tempo, solicitou ao secretário Ricardo Ametlla, de Infraestrutura e Serviços Públicos, serviços de limpeza da área que dá acesso a ponte ferroviária no Distrito de Porto Esperança, em atendimento a pedidos feitos pela comunidade local que depende desse acesso para se locomover na região.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular