O pré-candidato do PSD ao Governo de Mato Grosso do Sul, Marquinhos Trad, liderou uma ação de apoio ao primeiro voto dos jovens. Um amistoso de futebol com jogadores do Grêmio Santo Antônio marcou a campanha sobre a importância da participação da juventude na busca por um estado com oportunidades para todos.
“O que fazemos hoje interfere, principalmente, na vida da juventude, nosso futuro. É preciso investir neste jovem, fazê-lo enxergar o protagonismo que tem neste processo de transformação da nossa sociedade. É este o recado: Jovem, vote. Não deixe que outras pessoas decidam por você”, justificou Marquinhos.
O atleta Bruno Rodrigues, 16 anos, falou da importância da participação da juventude no processo eleitoral. “Vivemos em sociedade e a sociedade necessita de política. Qualquer ação que a gente tenha dentro da sociedade envolve política. A política afeta como a gente vive. Se a gente não votar, não podemos reclamar, contradizer. Muitos não se interessam, não se informam, mas precisamos votar. Se a gente votar, conseguimos fazer um estado melhor”, avaliou.
O pensamento de Bruno é compartilhado por Arthur Miranda, 16 anos, que fez um convite aos garotos da sua idade.
“O voto é muito importante. Vamos definir o futuro da nação. Você, jovem, vamos tirar este título. Vamos exercer nossa função de cidadão”, convocou.
O eleitor tem até o dia 4 de maio de 2022, data do fechamento do cadastro eleitoral, para se alistar pelo sistema títulonet, disponível no endereço: https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento
O artigo 14 da Constituição Federal define o voto como facultativo para jovens de 16 e 17 anos. O que muita gente não sabe é que os jovens de 15 anos, que completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar a primeira via do título eleitoral.