As condições precárias de tráfego em vias urbanas de Corumbá, levou a vereadora Raquel Bryk a apresentar requerimentos na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 4, solicitando à Prefeitura, a execução de obras necessárias para recuperar o pavimento asfáltico, para maior segurança no trânsito.
Um dos pedidos da vereadora está relacionado à Rua Totico de Medeiros, no Bairro Centro América. Ela explicou que o pavimento está apresentando problemas (buracos), dificultando tráfego de veículos, com riscos de acidentes.
Por isso mesmo ela pediu a execução de obras de recuperação do trecho entre as ruas Geraldino Martins de Barros e Rua Albuquerque. Outra solicitação de Raquel é a restauração do pavimento da Rua Firmo de Matos, entre as ruas Gonçalves Dias e Duque de Caxias, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.
Os pedidos foram endereçados ao secretário Ricardo Ametlla, de Infraestrutura e Serviços Públicos. Raquel ressaltou que os pedidos foram feitos pelos próprios moradores destas duas regiões, bem como condutores de veículos, que reclamam das dificuldades em transitar pelas vias, com riscos de acidentes, além de prejuízos materiais.
PAVIMENTO
Ao mesmo tempo, Raquel reivindicou a execução de obras de pavimentação asfáltica ou lajotamento, da Alameda Eliane Dobes, entre as ruas Luís Feitosa e a 21 de Setembro, no Bairro Jardim dos Estados, para melhorar as condições de vida dos moradores e garantir um tráfego de veículos mais seguro.
INFORMAÇÕES
Em outro requerimento apresentado durante sessão ordinária, Raquel solicitou ao prefeito Marcelo Iunes, informações sobre quais foram os serviços realizados que, conforme o Relatório Resumido de Execução Orçamentária deste primeiro bimestre, que empenhou R$ 15.794.318,14 na subfunção Infraestrutura Urbana, e R$ 5.267.203,90 na subfunção Serviços Urbanos. No documento, a vereadora solicita envio à Câmara, de cópia de contrato, bem como esclarecimentos dos serviços, medição para pagamento e notas de empenho.
ROSEIRAL
Ainda à pasta de Infraestrutura, em atendimento a reivindicações dos moradores, a vereadora pediu a realização de serviços de limpeza na quadra onde está localizado o campo do Roseiral, no Bairro Dom Bosco.
Conforme ela, a comunidade tem reclamado da sujeira, mato alto e focos de proliferação de mosquitos causadores de doenças, além do surgimento de animais peçonhentos. “Caso não seja de responsabilidade da Prefeitura, que seja identificado e notificado o proprietário do terreno, para proceder a limpeza necessária”, cobrou.
BOCA DE LOBO
Solicitou ainda a realização de serviços de limpeza e desobstrução das bocas de lobo existentes na Rua Duque de Caxias, entre as ruas 21 de Setembro e Edu Rocha, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Conforme ela, os moradores informaram que a água de chuva não está escoando como deve, devido a problemas nas galerias, e com a água para, além do forte odor, representa um local ideal para proliferação de mosquitos transmissores de doenças.