Escândalo de superfaturamento na prefeitura de Corumbá ganha repercussão nacional

Você está visualizando atualmente Escândalo de superfaturamento na prefeitura de Corumbá ganha repercussão nacional
Contrato milionário sem licitação ganhou repercussão nacional
  • Autor do post:
  • Post publicado:21 de março de 2022

Corumbá (MS)- As denúncias realizadas pelo Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul, e chancelada por decisão judicial que promoveu a suspensão do contrato milionário efetivado pela Prefeitura de Corumbá, com a empresa Prosperitate Consultoria LTDA, ganhou repercussão nacional.

Neste domingo, 20 de março, três reportagens de sites com reconhecimento nacional, Crusoé, O Antagonista e Congresso em Foco, repercutiram as artimanhas que permearam o contrato da Prefeitura de Corumbá com a Prosperitate Consultoria.

Além do contrato classificado como pelo MPMS como “nebuloso” por abranger a suspeita de diversas irregularidades, entre elas o superfaturamento do serviço de regularização fundiária, chamou a atenção da justiça, outros fatores.

Ocorre que a empresa, que segundo o próprio edital do município, necessitaria apresentar uma comprovada “experiência” na prestação do serviço contratado, havia sido aberta há menos de nove meses, na data da assinatura do contrato e nenhuma efetiva comprovação da eficácia dos serviços prestados.

Outra “coincidência” que saltou aos olhos dos órgãos de fiscalização, é de que, entre os sócios da empresa recém-criada, estão a mulher e filho do atual presidente do Tribunal de Contas do Estado Iran Coelho das Neves.

“Um detalhe transformou a negociação de 4,1 milhões de reais, com fortes indícios de superfaturamento, em um escândalo local: a Prosperitate Consultoria, que ganhou o contrato, é de propriedade de um filho e da mulher de Iran Coelho das Neves (foto), conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do estado. A corte é responsável por fiscalizar justamente os gastos e contratos firmados pelo poder público no estado.”, pontuou a publicação da Crusoé.

Superfaturamento em mais de R$ 3,5 milhões

04% de sobrepreço. Este é o percentual apontado pelo Ministério Público Estadual que apura um suposto esquema de superfaturamento de preços que opera dentro da Prefeitura de Corumbá na contratação de serviços sem que ao menos, a empresa contratada precise se submeter a um processo de licitação.

A artimanha da administração municipal, no entanto, foi alvo de uma ação civil pública, em que a justiça determinou a suspensão imediato de um contrato no valor de R$ 4,1 milhão de reais, para suposta regularização fundiária de lotes no município.

Baseada nas informações apresentadas pelo MPE, a juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo, reconheceu que a manutenção do contrato, poderia ocasionar danos de difícil reparação ao erário municipal e determinou a imediata suspensão do contrato celebrado entre a prefeitura de Corumbá e a empresa Prosperitate Consultoria LTDA.

Prefeitura ignorou alerta da PMG sobre superfaturamento

A insistência da Administração do Prefeito Marcelo Iunes para “presentear” a empresa de familiares do Conselheiro e Presidente do Tribunal de Contas do Estado, chamou a atenção dos órgãos de fiscalização.

ricardo ametla
MPE ainda apontou manobra de secretário para dar uma suposta legalidade ao contrato

Nem mesmo o alerta de irregularidades apontados pela Procuradoria Geral do Município foi capaz de frear o interesse em deferir a escolhida pela administração para assumir o serviço.

Ao invés disso, segundo a denúncia do MPMS, o secretário Ricardo Campos Ametla, responsável pela pasta realizou uma manobra para tentar dar uma impressão de legalidade ao ato.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular