Após denuncias de má gestão, MPMS sugere troca da junta que administra Santa Casa de Corumbá

santa casa
Santa Casa de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de março de 2022

Após anos de denuncias feitas por médicos e profissionais da saúde que atuam na Santa Casa de Corumbá, relatando a má gestão por parte da junta interventora que administra a unidade nomeada até então exclusivamente pela Prefeitura de Corumbá, o Ministério Público Estadual convocou uma audiência para tratar sobre as diversas demandas apresentadas na unidade.

Durante a reunião realizada na sala de audiência do Fórum de Corumbá, o Ministério Público, esclareceu as demandas que chegaram ao conhecimento do órgão, em especial pelas representações de classe de profissionais da saúde.

De acordo com o documento a que a reportagem do Folha MS teve acesso, houve sugestão de alteração da composição da Junta Administrativa, com representantes técnicos indicados pelo Município de Corumbá (1); Município de Ladário (1); Estado de Mato Grosso do Sul (1).

Também foi acordado a realização de uma revisão do plano orçamentário; realização de auditoria conjunta entre Estado de Mato Grosso do Sul, Municípios e eventualmente também a União, através do Denasus para identificar se existe de fato subfinanciamento com a participação do Estado de Mato Grosso do Sul, através de representante técnico, para que possa ter conhecimento da realidade e participar na gestão.

Em nota, a prefeitura informou que a reunião serviu ainda para se tratar para debater os valores da contratualização repassada à instituição médica.

O município confirmou que foi sugerido a alteração da composição da Junta que administra a Santa Casa que passará a contar com membros indicados também pelo Estado e município de Ladário.

A Prefeitura de Corumbá aceitou a substituição do diretor-presidente da Junta, cargo que será ocupado por Milton Carlos de Melo, que já atuou anteriormente na APAE e no Asilo São José Ficou decidido também que membros da auditoria serão indicados no prazo de 5 dias.

A Junta Interventora tem prazo de 15 dias para apresentação de um plano de trabalho, com escopo definido e prazo para conclusão. O Conselho Gestor Local da Associação Beneficente de Corumbá, criado a partir de uma recomendação do Ministério Público Federal e já instituído desde 2019, passará a contar com representantes do Coren, da Associação Médica e da Prefeitura de Ladário.

Nepotismo e Cabide de Empregos

A Santa Casa de Corumbá vem constantemente sendo alvo de inúmeras denúncias, desde que o Prefeito Marcelo Iunes nomeou o seu irmão para gerir a unidade. Após ação judicial, Iunes foi obrigado a exonerar Eduardo Aguilar Iunes que ocupava o cargo de Presidente da Junta Administrativa da Santa Casa de Corumbá em dezembro de 2020.

Entre outras denúncias a má gestão financeira da instituição que nesta altura havia recebido mais de R$ 13 milhões de reais para ações de combate a pandemia, e ainda sim, atrasos de salários e falta de pagamento de fornecedores eram constantes.

Outras denuncias relacionadas a má gestão da Santa Casa são referente aos constantes atrasos de pagamentos, perseguição e demissão a funcionários que se manifestavam de alguma forma para cobrar seus direitos, contratação irregular de profissionais médicos, além da completa ausência de prestação de contas com os recursos recebidos tanto do município, como do estado e união.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular