Defesa Civil alerta para temporais em 29 municípios das regiões sudoeste e leste de MS

Você está visualizando atualmente Defesa Civil alerta para temporais em 29 municípios das regiões sudoeste e leste de MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de março de 2022

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil disparou alerta para os sul-mato-grossenses cadastrados no 40199 que residem em municípios das regiões sudoeste e leste do Estado. 

São 29 municípios no alerta laranja: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Aral Moreira, Batayporã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu, Vicentina. 

O alerta de chuvas intensas com base nas informações do Instituto Nacional de Meteorologia, avisa para possíveis estragos em plantações, queda de árvores, granizo e alagamentos, além de recomendar que a população evite áreas alagadas.  

Nessas  áreas os acumulados de chuva podem ser de até 100 mm/dia, e podem vir acompanhados de ventos fortes com intensidade entre 60-100 km/h e queda de granizo. 

Alerta amarelo

Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, exceto na região central, o Inmet avisa que também podem ocorrer chuvas com acumulados de até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40-60 km/h, e possível queda de granizo.

Alertas Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com um serviço de SMS que dispara alertas diversos para o cidadão cadastrado. 

O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. 

A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada. 

Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular