Bombeiros prendem homem que ateou fogo em área rural de Corumbá

Você está visualizando atualmente Bombeiros prendem homem que ateou fogo em área rural de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:25 de fevereiro de 2022

Corumbá (MS)- Militares do Corpo de Bombeiros de Corumbá, prenderam na manhã desta quinta-feira, 24 de fevereiro, um homem que não teve a idade revelada, por provocar propositalmente um incêndio em mata dentro de uma propriedade rural de Corumbá.

De acordo com as informações repassadas pela Assessoria de Imprensa do 3º GB, os militares retornavam de uma ocorrência de incêndio florestal que havia ocorrido na região da Fazenda Rio Vermelho, quando avistaram um outro foco de incêndio nas imediações.

Após debelarem as chamas, a guarnição verificou a presença de um trabalhador rural que operava um trator. Questionado a respeito do incêndio, o homem relatou aos bombeiros que teria ateado fogo na mata a mando do gerente da propriedade.

Publicidade

99

O autor recebeu voz de prisão dos militares, tendo seus direitos preservado e foi encaminhado ao plantão da 1ª DP de Corumbá onde o caso foi registrado.

O Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul esclarece que o Decreto 15.654 de 15 de abril de 2021, instituiu o PMIF – Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo, onde no seu § 2º  “reconhece o uso do fogo como parte de processos ecológicos e de práticas dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, e em decorrência de atividades agropastoris, para redução da biomassa disponível, devendo integrar-se às demais políticas ambientais visando à redução da incidência de incêndios florestais.”.

No entanto, a instituição explica que após a elaboração do plano de manejo, o proprietário deverá encaminhá-lo para análise do IMASUL que decidirá sobre sua aprovação.