MPMS vai investigar delegado que atirou em carro de motorista após briga de trânsito 

Você está visualizando atualmente MPMS vai investigar delegado que atirou em carro de motorista após briga de trânsito 
Delegado atirou nos pneus do carro de motorista
  • Autor do post:
  • Post publicado:18 de fevereiro de 2022

O MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) instaurou procedimento para apurar a briga de trânsito e os disparos do delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Adriano Garcia Geraldo, contra uma jovem de 24 anos, na noite da última quarta-feira (16).

O Gacep (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial) é quem vai realizar as buscas e “apurar os fatos de forma adequada”, de acordo com a assessoria de comunicação do MP. A investigação segue sob sigilo.

Um dia após o acidente, imagens de câmeras flagraram o fim da perseguiçãoe a discussão que houve entre o delegado e a jovem. Na ocasião, assustada, a condutora aguardou uma amiga chegar para descer do carro.

No início da tarde dessa quinta-feira (17), o delegado deu declarações sobre os disparos. “Entre chorar a minha família ou a dela, que seja a dela”, disse ele ao programa Capital Meio-Dia, relatando que não sabia quem estava no carro, já que o Renault Kwid da jovem tinha insulfilm. “Não sabia se era criminoso e só vi do que se tratava e quem estava no carro quando parou”, alegou.

Ainda conforme o delegado, ele então viu que era uma mulher habilitada. A condutora também não portava arma de fogo no veículo, estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e documentação do carro em dia e também foi encaminhada para a delegacia após o ocorrido, para prestar esclarecimentos.

Ainda na entrevista, Adriano diz que poderia ter “quebrado o vidro do carro”, mas não o fez, e sim esperou que todos chegassem para então tirar a jovem do veículo. O delegado ainda afirma que, em situações de abordagem, o motorista deve parar o carro, colocar as mãos no volante e ligar a luz.

No entanto, assim como relatado pela jovem e por testemunhas, Adriano estava em uma viatura descaracterizada, mesmo alegando que tenha se identificado como policial. Segundo ele, a viatura descaracterizada não é carro irregular ou ilegal. “Quando a gente faz as coisas certas, as coisas se esclarecem com o tempo. As perícias vão falar por si”, disse.

Adriano ainda pontuou que fez o teste de etilômetro e também compareceu na delegacia para prestar os esclarecimentos — procedimento padrão em qualquer ocorrência semelhante. “Fiz a coisa certa”, afirmou. 

Reunião na Sejusp

Nesta quinta, Adriano foi convocado a participar de reunião com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Carlos Videira, para esclarecer os fatos. No entanto, a reunião foi adiada e Garcia alegou uma viagem já agendada.

Boletim de ocorrência

No B.O redigido por um subalterno de Adriano, a versão registrada admite que tudo começou devido a uma briga de trânsito. Na versão da ocorrência, foi confirmado que Adriano buzinou após ser ‘fechado’ e que a motorista de 24 anos teria ‘mostrado o dedo’ após levar a buzinada. O histórico afirma que o delegado atirou duas vezes depois que ela já tinha parado o carro, e um dos disparos quando ela tentou fugir.

Segundo a versão da Polícia Civil, Adriano teria atirado porque achou que a jovem, mesmo com o carro trancado pelo carro dele, estaria “virando o volante para o lado dele e engatando ré”. No entanto, pouco antes, ele mesmo diz que não sabia quantas pessoas poderiam estar no carro porque tinha insulfilm, ou seja, contraditoriamente, diz que não seria possível ver o interior do veículo.

Durante o atendimento da ocorrência dos disparos feitos pelo delegado-geral, os policiais que atenderam à ocorrência do chefe recolheram a memória de uma câmera que ela tinha no para-brisa do carro, e o celular da jovem.

 A motorista garante que, nas filmagens, poderia provar que o delegado-geral a perseguiu sem se identificar logo após se irritar em uma desinteligência de trânsito. “Simplesmente mostrei o dedo para ele porque meu carro afogou e ele buzinou. Eu não tenho bola de cristal para saber que ele é delegado”, disse a jovem.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular