Em campo, 25 títulos de campeonatos estaduais, sendo cinco deles pelo antigo Mato Grosso unificado e outros 20 já pelo novo – hoje nem tão novo assim – Mato Grosso do Sul.
Com o Campeonato Sul-Mato-Grossense entrando em sua edição de número 44 e Operário e Comercial acumulando praticamente metade dos “canecos”, o clássico Comerário definitivamente faz parte da história do Estado e, independente da situação de ambos, sempre tem seu atrativo.
Marcado sempre por rivalidade e até por alguns infelizes confrontos violentos nas arquibancadas ou mesmo em campo, o clássico sul-mato-grossense, de uns anos para cá, ganhou tons mais amenos e até de harmonia, sem perder a competitividade.
Em 2022, de um lado estará o Operário comandado por Wladimir Araújo, que na estreia perdeu, por 2 a 1, para o Costa Rica, fora de casa. Já do outro estará o Comercial de Mateus Sabatini, que, diante de seu torcedor no Morenão, perdeu para o rival local União ABC, por 1 a 0.
Por isso, o Comerário que será realizado neste domingo, a partir das 16h, deve ocorrer sob clima de reabilitação para os dois times, que querem seus primeiros três pontos no campeonato e sair com moral do Estádio Morenão, o palco do clássico.
Um empate para o lado operariano pode ser interpretado como negativo, já que o time possui investimento maior e, como costumeiramente fez nos últimos sete anos, trouxe atletas experientes de fora de Mato Grosso do Sul, situação contrária à dos colorados, que apostam em atletas com o DNA do clube.
Como os últimos duelos dos dois times ocorreram na quarta-feira, houve pouco tempo de preparação específica para o duelo que mais agita o gramado do Morenão.
“Montamos uma equipe forte e estamos nos empenhando muito. Estamos bastante motivados e vamos brigar pelo título”, avisa Wladimir Araújo, que tem 52 anos e veio do futebol goiano. “Contamos com o apoio dos torcedores e temos a certeza de que os nossos atletas darão o máximo de si dentro de campo”, frisa Mateus Sabatini.
ORGANIZAÇÃO
Quanto à organização para o duelo, os torcedores que comparecerem devem permanecer usando máscara mesmo em ambientes abertos, além de estarem com o comprovante de vacinação em mãos para conseguir adentrar no estádio – a norma foi definida pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) para todos os duelos da competição.
Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, está liberada a venda no estádio – a cervejaria Bamboa, dona também de marcas como Moema, o refrigerante Refriko e o energético Furioso, acolheu os dois clubes da cidade e vai patrociná-los nessa temporada de 2022.