Pesquisa PoderData: Lula lidera e vence todos candidatos no 2º turno

Você está visualizando atualmente Pesquisa PoderData: Lula lidera e vence todos candidatos no 2º turno
  • Autor do post:
  • Post publicado:21 de janeiro de 2022

Pesquisa PoderData divulgada hoje pelo site “Poder360” mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança para a disputa eleitoral deste ano para a presidência e derrota todos os candidatos em um eventual segundo turno. O estudo foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-02137/2022. Com relação à última simulação feita pelo instituto, em 21 de dezembro de 2021, todos os candidatos oscilaram na margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Lula aparece com 42% dos votos, seguido de Jair Bolsonaro (PL), com 28%. Com 42%, Lula empata tecnicamente, dentro da margem de erro, com a soma dos percentuais dos demais candidatos (45%). Assim, no limite da margem de erro, Lula pode vencer a eleição em 1º turno. Sergio Moro (Podemos) é o terceiro colocado na simulação da disputa, com 8% das intenções. Ciro Gomes (PDT) é a opção de 3% dos entrevistados, enquanto João Doria (PSDB) ficou com 2% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro, por meio de ligações para telefones celular e fixos. Foram 3 mil entrevistas em 511 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.

Confira o cenário de primeiro turno:

Lula (PT): 42%

Bolsonaro (PL): 28%

Moro (Podemos): 8%

Ciro Gomes (PDT): 3%

João Doria (PSDB): 2%

André Janones (Avante): 2%

Alessandro Vieira (Cidadania): 1%

Simone Tebet (MDB): 1%

Luiz Felipe d’Avila (Novo): 0%

Rodrigo Pacheco (PSD): 0%

Branco/nulo: 6%

Não sabem: 6%.

Lula vence todos adversários no segundo turno

O levantamento do PoderData também mostra que Lula será vencedor em um eventual segundo turno contra qualquer candidato.

Lula x Bolsonaro: 54% a 32%

Lula x Moro: 49% a 26%

Lula x Ciro: 47% a 19%

Lula x Doria: 48% a 16%

Bolsonaro perde de Lula, mas empata com Ciro e Moro no 2º turno

O instituto também simulou possíveis confrontos de 2º turno com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrentando Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos). Nos dois casos, a disputa fica tecnicamente empatada.

Bolsonaro x Lula: 32% a 54%

Bolsonaro x Ciro: 38% a 42%

Bolsonaro x Moro: 34% a 33%.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular