SES amplia vagas de testagem contra Covid-19 em Drives-Thrus de MS

Você está visualizando atualmente SES amplia vagas de testagem contra Covid-19 em Drives-Thrus de MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de janeiro de 2022

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) ampliou em 230 vagas as testagens nos Drive-Thrus que foram abertos neste final de semana em Mato Grosso do Sul. Após análise, o Drive-Thru de Dourados foi ampliado de 100 para 200 vagas de testes de antígenos/dia. Em Três Lagoas saltou de 50 para 80 vagas de testes de antígenos/dia. Já o Drive-Thru de Campo Grande em parceria com a Cassems passa de 600 para 700 testes de antígeno ao dia.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a medida vem justamente para atender a demanda por procura de testagem no Estado. “Abrimos o nosso sistema na sexta-feira (14) e em poucas horas, todas as vagas de sábado foram preenchidas. Para atender a demanda, nós antecipamos a aberturas das vagas deste domingo ainda na sexta, sendo todas ocupadas rapidamente. Com o aumento de casos, vimos que houve maior procura pela população e fizemos a análise sobre a capacidade de atendimento das equipes e constatamos que era possível ampliar um pouco mais o serviço. O diagnóstico precoce permite o tratamento mais rápido contra a Covid-19”.

Resende ainda orienta a população: “Você que está assintomático, mas que teve contato com pessoa sintomática e positivada para a Covid-19, ou apresenta sintomas, agende o seu teste pelo site da Secretaria de Estado de Saúde, marque o seu horário e vá até a um Drive-Thru na sua cidade. O teste é de fundamental importância para que todos nós possamos conter o avanço da doença em nosso Estado”.

Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, a parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Cassems é de extrema importância para a população. “Ao sermos acionados, imediatamente aceitamos o convite para montar essa parceria em Campo Grande. Essa parceria entre a SES e a Cassems é de extrema importância para o enfrentamento da pandemia. Assim, quem agendou o teste, se testou positivo, se isole! E siga a todas as medidas de biossegurança”.

A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, afirma que o atual cenário da pandemia em Mato Grosso do Sul é de alerta para a população. “O atual cenário nos preocupa, pois registramos o aumento de casos de Covid-19. Então, este é o momento das pessoas evitarem de se expor ao risco. Não é indicado que as pessoas se aglomerem, que façam reuniões e confraternizações nos finais de semana. É o momento das pessoas se preservarem. Quem não tomou vacina ainda, tome seja a da gripe ou da Covid-19, se imunize e se proteja”.

Agendamento

O assessor militar na SES, coronel Marcello Fraiha, explica como a população pode fazer o seu agendamento.  “Para fazer o agendamento, a população pode ir até ao site da Secretaria de Estado de Saúde (www.saude.ms.gov.br) e preencher o formulário agendando o seu horário com dia e hora marcada no município em que reside, Campo Grande, Dourados e Três Lagoas”.

O agendamento dos testes será feito exclusivamente de forma online através do endereço eletrônico https://www.saude.ms.gov.br/teste-covid19/. O agendamento é de caráter auto declaratório. Os exames poderão ser feitos por pessoas acima de 12 anos sintomáticas e assintomáticas que tiveram contato com casos confirmados de Covid ou com casos suspeitos. Também poderão agendar testes as pessoas que estão com viagem marcada para o exterior.

Os exames ficarão prontos no mesmo dia. O resultado poderá ser acessado através de e-mail, mensagem SMS ou diretamente no site da SES/MS.

Em parceria entre a SES/MS e Cassems, em Campo Grande, o Drive-Thru funciona no estacionamento da sede da Cassems, na Rua Antônio Maria Coelho, 6065. Serão ofertados 700 testes por dia.

Em Dourados, o Drive-Thru fica no quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Vargas, 1167. Serão ofertados 200 testes diariamente.

Em Três Lagoas, o Drive-Thru funciona no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Fillinto Muller, 3.300, no Jardim Morumbi. Serão ofertados 80 testes diários.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular