Condutor sem autuações por um ano terá multa leve ou média convertida para advertência

Você está visualizando atualmente Condutor sem autuações por um ano terá multa leve ou média convertida para advertência
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de janeiro de 2022

Em determinadas vezes, motoristas que tomam cuidado ao dirigir podem acabar cometendo uma infração leve ou média por falta de atenção e essa multa indesejada acaba surpreendendo o condutor. A partir de agora, aqueles que passarem um ano sem cometer nenhum tipo de infração, caso comentam uma multa leve ou média, terão a penalidade convertida para advertência.

A nova regra faz parte da mudança do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e foi implantada na última segunda-feira (10), em Mato Grosso do Sul. O benefício será concedido automaticamente ao condutor que tiver registro de infração lavradas a partir de 12 de abril de 2021.

Com isso, os motoristas que se enquadrarem na lei, deverão receber as advertências em seu endereço. A diretora de Habilitação do Detran-MS, Lina Issa Zeinab, explica que a estimativa é que 50% dos condutores com multas leves e médias atendam aos requisitos para conversão em advertência.

“Após o registro da infração é encaminhada notificação e autuação sendo que nessa etapa a responsabilidade pelas infrações de circulação, parada e estacionamento podem ser transferidas ao real condutor. Finalizada esta etapa, caso o motorista se enquadre nos requisitos, automaticamente é aplicada a penalidade de advertência por escrito, sendo encaminhada a notificação informando dessa conversão”, ressalta Lina.

Pela regra anterior, a conversão em advertência poderia ser requerida pelo interessado, facultando à autoridade conceder o benefício.

“É importante ficar atento às situações em que a conversão não é aplicável, como é o caso de condutor não habilitado ou habilitado em outro país. Aos veículos registrados em nome de pessoa jurídica que não fizerem indicação de condutor também não cabe a aplicação de advertência”, conclui.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular