Prefeitura da Capital reabre 40 leitos após pico de covid e gripe

Você está visualizando atualmente Prefeitura da Capital reabre 40 leitos após pico de covid e gripe

A prefeitura de Campo Grande vai reativar 40 leitos clínicos devido à epidemia de gripe (Influenza H3N2) e o novo pico da pandemia de covid-19. São 20 vagas no Hospital Adventista do Pênfigo e 20 na Santa Casa de Misericórdia.

“Até quarta-feira estarão disponíveis”, disse o prefeito Marquinhos Trad (PSD) nesta segunda-feira (10). Novas estruturas podem ser montadas no Hospital Regional Rosa Pedrossian.

“Esta é uma maneira de garantir que os pacientes que aguardam por estes atendimentos estejam assistidos de forma adequada, uma vez que vem se percebendo um crescimento no número de casos de pacientes com síndromes gripais, o que poderá acarretar também em pacientes internados em leitos clínicos com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)”, informou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Dupla epidemia

O último boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontou 573 novos casos de covid-19, totalizando 384,2 mil desde março de 2020. O número de mortes permanece em 9.742.

Desde 21 de dezembro, 12 sul-mato-grossenses morreram de gripe. Outras 174 pessoas precisaram ser internadas por síndromes gripais.

Mais cedo, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que o governo estuda reabrir os drive-thru de testagem. “Estamos tendo um aumento do número de casos de covid-19 e junto a isso, uma epidemia de influenza. Então, os nossos esforços estão redobrados, são 80 mil testes entregues aos municípios, desde ontem. Vamos aumentar o número de testes, isolar os positivados e monitorar os que tiveram contato”, disse.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular