Prefeito de Campo Grande anuncia reforço de 120 médicos em unidades de saúde da Capital

Você está visualizando atualmente Prefeito de Campo Grande anuncia reforço de 120 médicos em unidades de saúde da Capital
  • Autor do post:
  • Post publicado:29 de dezembro de 2021

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), anunciou na manhã desta quarta-feira (29) a criação de tendas como forma de prevenção ao crescente número de casos de H3N2. O município iniciou a semana com 10 confirmações e já está com 42 pessoas infectadas e 1 morte.

Conforme o prefeito, serão contratados 120 médicos para atuarem em 20 consultórios que serão montados em 10 unidades de saúde 24h (UPAs e CRSs).

“Prevenção e cautela para que a gente não tenha contratempo, como estamos vendo em algumas capitais do país”, avaliou o prefeito.

As tendas serão climatizadas e devem ser instaladas nos próximos dias. Marquinhos afirmou que as publicações ocorrerão “em breve” no Diário Oficial.

“Nós estamos vendo o aumento muito grande de doenças respiratórias em todo país e também preocupa nossa saúde. Nossa rede de saúde teve uma procura assustadora. Temos que dar ao cidadão conforto e prioridade”, afirmou o prefeito.

O óbito registrado em Campo Grande foi de um jovem, de 21 anos, que deu entrada no CRS Nova Bahia no dia 20 de dezembro e faleceu no dia 21 de dezembro. O paciente morava em Campo Grande e não apresentava histórico de comorbidades.

A outra morte registrada em Mato Grosso do Sul é de uma idosa de 76 anos, moradora de Corumbá, que morreu após ficar internada por 8 dias.

Sem pânico

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, não existe motivo para ‘pânico’, pois a atualização da vacina que previne contra a H3N2 já deve acontecer logo nos primeiros meses de 2022.

“Em março ou abril de 2022 já vai ter remessa de vacinas para a nova cepa. Não é uma situação de pânico como estamos observando”, explicou.

“Tem muita gente em busca do teste para H3N2 e eu sei de onde está vindo essa orientação. Temos unidades sentinelas para saber que o vírus está circulando em Campo Grande. Não é prerrogativa do Ministério da Saúde testar a população para a H3N2, o que existe é o comércio privado oferecendo o teste para uma questão comercial”.

Já o assessor militar da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Marcello Fraiha, também reforçou a não necessidade de pânico. “Estamos observando a nossa série histórica de influenza aqui no Estado, desde o ano de 2009. No ano de 2016 chagamos a registrar até 116 óbitos, porém este ano registramos dois óbitos”.

Surto de H3N2

O Ministério da Saúde divulgou que em todo o país são 456 registros e 30 mortes da doença.

Os surtos de gripe pelo país têm sido causados pela variante Darwin do vírus, identificada primeiro na Austrália. A cepa é uma mutação recente e a vacina contra gripe aplicada atualmente no Brasil não protege contra essa variante específica.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular