Alexa: Amazon faz atualização após assistente sugerir desafio perigoso a garota de 10 anos

Você está visualizando atualmente Alexa: Amazon faz atualização após assistente sugerir desafio perigoso a garota de 10 anos
  • Autor do post:
  • Post publicado:29 de dezembro de 2021

A Amazon fez uma atualização em sua assistente virtual Alexa depois que o aparelho “desafiou” uma garota de 10 anos nos Estados Unidos a encostar uma moeda nos pinos de um carregador de celular que estava em uma tomada.

A sugestão foi feita pela Alexa após a garota solicitar “um desafio”.

“Insira o carregador do celular até a metade em uma tomada na parede e depois toque com uma moeda na parte exposta dos pinos”, recomendou a assistente.

A Amazon disse que consertou o erro assim que a empresa soube do problema.

A mãe da garota, Kristin Livdahl, descreveu o incidente no Twitter: “Estávamos fazendo alguns desafios de exercícios físicos como ficar deitada ou rolar segurando um sapato com os pés passados por um professor no YouTube um pouco antes. Ela queria mais um (desafio)”.

Foi quando o alto-falante Echo sugeriu participar de um desafio “encontrado na internet”.

A brincadeira perigosa, conhecida como “o desafio da moeda”, começou a circular no TikTok e outras redes sociais há cerca de um ano.

Metais conduzem eletricidade e o contato com pinos ligados à rede elétrica pode provocar choques, incêndios e outros prejuízos.

“Você pode perder dedos, mãos, braços”, disse Michael Clusker, responsável por um posto do Corpo de Bombeiros na cidade inglesa de Carlile ao jornal “The Press”, de Yorkshire, em 2020.

“O resultado é que alguém pode ficar seriamente ferido.”

Bombeiros nos Estados Unidos também já alertaram para o perigo do “desafio”.

Em um tuíte, a mãe da garota contou que no momento da sugestão ela gritou “Não, Alexa, não!”.

Mas ela disse que sua filha era “esperta demais para fazer algo assim”.

Em comunicado enviado à BBC, a Amazon disse que fez uma atualização na Alexa para evitar que a assistente virtual fizesse essa recomendação no futuro.

“A confiança do cliente é o centro de tudo que nós fazemos e a Alexa é pensada para passar informações precisas, relevantes e úteis aos nossos consumidores”, diz o comunicado.

“Assim que soubemos desse erro, nós tomamos uma rápida ação para consertá-lo.”

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular