Ataque hacker derruba sistemas da Sanesul

You are currently viewing Ataque hacker derruba sistemas da Sanesul
Página da Sanesul na internet mostra mensagem de erro e tempo de conexão esgotado. (Foto: Reprodução)

De acordo com Boletim de Ocorrência, registrado na Depac Centro (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), o alcance do ataque foi extenso, com todos os sistemas da empresa comprometidos: registros de ocorrência, abertura de ordem de serviço, cadastro de consumidores, leitura e faturamento, recursos humanos, infraestrutura, financeiro, patrimônio.

PUBLICIDADE

A invasão foi comunicada por Eder Alves dos Santos, advogado da empresa. As falhas no sistema foram identificadas na madrugada de ontem (dia 26), por volta das 2h10. Um técnico de tecnologia da informação foi à Sanesul e detectou a invasão externa ao sistema. Na sequência, foi notificada a empresa ClickTI, que é terceirizada e locadora da infraestrutura do data center (centro de processamento de dados).

Por volta das 8h de domingo, a terceirizada diagnosticou a invasão mediante criptografia de dados em toda a estrutura. O advogado da Sanesul entregou à Polícia Civil cópia da mensagem enviada pelo hacker no momento da invasão.

PUBLICIDADE

 A empresa de saneamento atende 68 municípios de MS. A página da Sanesul exibe mensagem de erro e tempo limite de conexão esgotado.

Conforme comunicado divulgado pela Sanesul, a empresa suspendeu o atendimento ao público nos seus escritórios. “Os técnicos estão trabalhando para que os sistemas e o atendimento sejam restabelecidos o mais rápido possível. Os serviços operacionais e essenciais continuam normalmente”.

O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) segue ativo e disponível 24 horas por meio do número 0800 067 6010.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
gif grillinkl