Puerto Suárez retoma medidas restritivas para frear novo avanço da Covid-19

Você está visualizando atualmente Puerto Suárez retoma medidas restritivas para frear novo avanço da Covid-19
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de dezembro de 2021

Puerto Suárez (BO)- A Prefeitura de Puerto Suárez, município que fica localizado próximo a fronteira de Corumbá, retomou nesta sexta-feira, 3 de dezembro, algumas das medidas restritivas impostas para conter o avanço de uma nova onda de contaminações por Covid-19 na região.

Segundo informações das autoridades locais, repassadas através de uma coletiva de imprensa realizada no dia 01 de Dezembro, 71 novos casos teriam sido confirmados na região, afetando inclusive crianças com idades entre 12 e 14 anos.

De acordo com a diretora do Hospital Príncipe da Paz, Rebeca Gonzales, os números atualizados dão conta de que 85 pessoas estariam contaminadas nos últimos dias, no entanto, a estatística não leva em consideração exames que possam ter sido realizados em laboratórios particulares, já que não há comunicação com o setor de saúde e a rede privada.

Rebeca reforça também que apesar do crescente número de casos positivos, há dois meses, o hospital não registra internações pela doença, e os contaminados estariam assintomáticos.

A diretora atribui a ausência de casos graves, à vacinação em massa que foi realizada, onde cerca de 98% das pessoas que vivem na região de fronteira teriam sido imunizadas. Mas a profissional alerta para o baixo número de procura pela segunda dose e a dose de reforço.

Decreto Municipal

Diante do surgimento de novos casos, a prefeitura local determinou o retorno de medidas restritivas no município, como a suspensão de atividades sociais onde se observe aglomeração de pessoas, o retorno das aulas no sistema à distância, o controle e reforço das medidas de biossegurança em locais utilizados para prática esportiva e religiosa.

No setor de transporte, as recomendações são para que volte a ser exigido o uso de máscaras a todos os passageiros, além da restrição de circulação entre a meia noite e cinco horas da manhã.

O mercado municipal, bares, restaurantes e lanchonetes, estão autorizados a funcionar apenas até as 23 horas.

O decreto com as novas determinações foi publicado pelo Alcaíde Mauricio Montero Yorge.

Corumbá

Enquanto a cidade boliviana adota medidas para conter o avanço de uma nova onda de contaminações por Covid-19, em Corumbá, as medidas de restrição foram praticamente todas suspensas.

Segundo informações do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (3), existe 358 casos ativos da doença na cidade. Quatro pessoas estariam internadas para tratamento no setor de enfermaria Covid e nenhum no setor do CTI Covid.

Apesar da redução de casos graves, decorrente da vacinação em massa realizada na cidade, o mês de novembro ainda registrou duas mortes decorrentes de complicações do novo Coronavírus, um homem de 34 anos e uma mulher de 36.

A vacinação segue disponível na rede pública de saúde, tanto para aplicação da primeira e segunda doses, como para aplicação da dose de reforço em pessoas acima de 18 anos, que tenha recebido a segunda dose da vacina ou dose única há pelo menos quatro meses.

vacinometro corumba Puerto Suárez

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular