A execução de obras necessárias para eliminar de forma definitiva o descarte de lodo resultante do processo de tratamento da água bruta, direto no Rio Paraguai, é o que está cobrando o vereador Nelsinho Dib junto à Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), como forma de acabar com os problemas que ocorrem com frequência na região do Porto Geral de Corumbá.
Esta semana, durante sessão do Poder Legislativo, o vereador por meio de requerimento, questionou o diretor-presidente da Sanesul, Walter Benedito Carneiro Junior, para que informe à Câmara, um prazo para início e conclusão das obras já previstas em projeto, visando eliminar esse problema que tem causado danos ao meio ambiente.
Nelsinho informou que o descarte de lodo do processo de tratamento da água bruta, ocorre direto em galeria de água pluvial que deságua no Rio Paraguai, originando o conhecido ‘baceiro’ que se formou no Porto Geral.
Lembrou que as reclamações em relação a esse problema são constantes e que hoje, por conta do baixo nível do Paraguai, está bem mais visível, inclusive provocando assoreamento, descaracterizando as margens do maior rio pantaneiro.