Polícia investiga mutilação de anta encontrada morta em Aquidauana

Você está visualizando atualmente Polícia investiga mutilação de anta encontrada morta em Aquidauana
  • Autor do post:
  • Post publicado:16 de novembro de 2021

A Polícia Civil de Aquidauana investiga a morte e mutilação de uma Anta, que foi encontrada sem as quatro patas em um terreno baldio localizado na região da Vila Trindade.

O fato ocorreu na manhã de domingo (14), quando moradores encontraram o animal já sem vida.

O animal segundo relatos é conhecido na vizinha por frequentar a região e utilizar algumas poças de água que se acumulam no terreno onde foi encontrado para se refrescar.

O fato teria ocorrido durante a madrugada e a Polícia foi acionada e de acordo com reportagem do site O Pantaneiro, a suspeita é de que o animal tenha sido morto para consumo da carne.

Apesar de o crime ter ocorrido em área urbana, a Polícia reforça que caçar animais silvestres sem licença ambiental, ainda que fora do seu habitat natural é crime ambiental passivo de seis meses a um ano de prisão além de multa.

anta2
Anta estava sem as quatro patas. (Foto: O Pantaneiro)

Extinção

As antas estão há muito tempo sob risco de extinção. Mesmo no Pantanal, onde a perda de habitat do maior mamífero da América do Sul é menor, a espécie tem sofrido com o aumento das queimadas, secas prolongadas e acidentes nas estradas. Outro fator que dificulta a multiplicação das antas é o fato de o ciclo reprodutivo delas ser muito longo: a gestação dura entre 13 e 14 meses e resulta em apenas um filhote.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular