Prefeitura de Campo Grande mantém obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Campo Grande mantém obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre

A Prefeitura de Campo Grande decidiu manter a obrigatoriedade do uso de máscara em vias públicas. Na semana passada, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) chegou a anunciar a flexibilização.

“Quase 70 mil pessoas ainda não foram tomar a segunda dose. Como nossos técnicos apontaram que existe o risco de contrair covid com só uma dose, decidimos ir com cautela”, disse o prefeito na manhã desta quarta-feira (10).

Na última quinta-feira (4), Marquinhos explicou que iria manter o uso obrigatório em locais fechados.

“Vou elaborar com uma equipe técnica da Sesau e teremos três etapas de flexibilização: com vacinação de 65% da população [índice já atingido], de 70% e 80% dentro da nossa cidade. Mas ficou muito claro que vamos manter o uso da máscara obrigatório, com exceção de locais ao ar livre, onde haja o distanciamento social”, disse.

Com isso, a prefeitura vai aguardar atingir 70% de imunização para decidir se muda ou mantém mais uma vez o decreto.

Com a manutenção da medida, fica mantido o Decreto Municipal 14.893, publicado em setembro deste ano. O artigo 2º diz que “é obrigatória a utilização de máscaras faciais de proteção em todos os locais, não se aplicando esta obrigatoriedade durante a prática de atividades físicas e esportivas em geral, durante o consumo de bebidas e alimentos, para crianças menores de 4 anos de idade e para pessoas com deficiência intelectual ou transtornos psicossociais”. Ou seja, o acessório deve ser usado até nas ruas.

Também na semana passada, o Governo do Estado anunciou que não existia a obrigação em espaços abertos em seu decreto. Mas conforme o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), em caso de regras sobre o mesmo tema, a norma municipal se sobrepõe à estadual.

Hoje, a Capital tem 65,9% da população completamente imunizada contra a covid-19, conforme dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Isso significa que 597,1 mil pessoas tomaram duas doses ou dose única da vacina.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular