Após encontrar “cela VIP” justiça paraguaia ordena fechamento de presídio na fronteira

Você está visualizando atualmente Após encontrar “cela VIP” justiça paraguaia ordena fechamento de presídio na fronteira
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de outubro de 2021

Fronteira – Após o flagrante de um verdadeiro quarto de luxo, que servia como cela de um narcotraficante suspeito de ter ordenado a chacina que culminou na morte de quatro pessoas na fronteira entre Ponta Porã e a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, a justiça paraguaia determinou o fechamento da Penitenciária Regional da cidade.

A Ministra da Justiça, Cecilia Pérez, anunciou que novos internos não poderão mais entrar na Penitenciária Regional Pedro Juan Caballero. Ela também informou que todos os presos do crime organizado serão transferidos para outros presídios. A determinação ocorre em meio à onda de violência na fronteira.

5561a1d21d57658417784a138f6b54853f56d4bb
Faustino Aguayo e a namorada observam revista em cela que mais parece suíte de hotel (Foto: Divulgação)

Segundo Cecilia Pérez, em conversa com a imprensa paraguaia, a intervenção da Penitenciária Regional Pedro Juan Caballero, foi decretada antes da descoberta de uma nova cela VIP. A ministra comentou que com a intervenção haverá várias mudanças dentro do presídio da capital Amambay.

Ela lembrou que tanto o diretor quanto o chefe da segurança estão temporariamente afastados do cargo. Pérez anunciou que a primeira medida será a transferência de todos os presos que pertencem a um grupo do crime organizado. Além disso, é ordenado que nenhum novo recluso entre nesta prisão. “Não podemos fechar completamente hoje porque temos um sistema prisional saturado”, disse ela.

A Ministra também explicou que, dos mais de 800 reclusos desta prisão, apenas metade permanecerá. Segundo ela, trata-se de um plano de fechamento total da Penitenciária Pedro Juan Caballero.

“As celas que eram privadas foram transformadas em celas VIP. A intervenção gera a separação do diretor e do chefe da segurança. Paralelamente, continua a investigação criminal e fiscal”, justificou Cecília.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular