Ladário, conhecida como Pérola do Pantanal, comemora hoje (02) o seu aniversário de 243 anos. Localizada na fronteira oeste, o município possui população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 24.040 habitantes.
Ladário é uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul e mantém tradições como o Carnaval, o banho de São João nas águas do Rio Paraguai e a Festa da Padroeira, Nossa Senhora dos Remédios.
O município foi fundado em 2 de setembro de 1778. Por ordem de Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, administrador da província de Mato Grosso, o sertanista João Leme do Prado.
A cidade ganhou a sua emancipação político-administrativa tornando-se município autônomo durante o governo de Fernando Correa da Costa em 1953, tendo a sua economia baseada diretamente na pecuária, na pesca, no turismo e mineração.
Os atrativos culturais de Ladário, como o Sítio Arqueológico, a Casa do Artesão e o Pátio Ferroviário resgatam a história da cidade e a reavivam na memória dos moradores e visitantes.