Com o avanço da campanha de vacinação, os casos de Covid reduziram de forma sensível em Corumbá e, consequentemente, o número de internações no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) exclusivo para a doença, também teve uma queda significativa, estando hoje com uma taxa de ocupação de 17,64%, apenas três leitos ocupados, conforme o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde.
Diante disso, o vereador Chicão Vianna, na sessão de ontem, terça-feira, 17, solicitou ao secretário de Saúde de Corumbá, Rogério dos Santos Leite, o retorno das cirurgias eletivas de média e alta complexidade, que estavam suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020, para a garantia de leitos para pacientes com Covid-19.
“O resultado da vacinação contra a Covid é claro em Corumbá. Os casos de contágio reduziram sensivelmente, assim como o número de internações e de óbitos, possibilitando assim, o retorno gradual das cirurgias eletivas, como vem ocorrendo em inúmeras cidades pelo Brasil”, destacou.
Chicão lembrou que, durante a pandemia, muitas cirurgias eletivas (aquelas que não são consideradas de emergência) foram canceladas, “mas com o avanço da vacinação e a diminuição da demanda de pacientes da Covid-19 em leitos exclusivos para tratamento da doença, o Município já pode retornar esse tipo de procedimento, já que a demanda é enorme. A fila de espera é grande em nossa cidade”.