Três novos casos da Varíola dos Macacos são confirmados em MS

Você está visualizando atualmente Três novos casos da Varíola dos Macacos são confirmados em MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de outubro de 2022

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgou nesta quinta-feira, 13 de outubro a atualização do quadro de infecções ocasionada pelo vírus Monkeypox, causador da varíola dos macacos em MS.

De acordo com o boletim epidemiológico, mais três novos casos da doença foram confirmados no estado e número total de infecções em Mato Grosso do Sul chegou a 134.

Segundo os dados, 87% dos pacientes contaminados são homens e 13% mulheres.Os exames laboratoriais descartaram outros 183 casos. A maioria dos casos confirmados foram na faixa etária de 20 a 39 anos. Crianças entre 0 e 9 anos somaram 3,6% dos casos confirmados. Os idosos, são menos afetados com a doença.

Outros 50 casos suspeitos ainda seguem sob investigação. Para a confirmação ou descarte da infecção, é necessário aguardar o resultado de exames laboratoriais. Entre os sinais e sintomas mais comuns da doença na população sul-mato-grossense, as erupções cutâneas foram relatadas por 88,4% dos pacientes. Na sequência, aparecem febre 59,4% e lesão genital/perianal 53,6%.

Campo Grande lidera o ranking de casos confirmados da doença. Do total, 98 foram confirmados na Capital, sendo que 86 já foram curados. Em Dourados foram 15 positivados para a doença, com 12 curados.

Conforme a OMS(Organização Mundial da Saúde), os sinais e sintomas da Monkeypox duram de 2 a 4 semanas  e desaparecem por conta própria, geralmente sem complicações. O período de incubação do vírus varia de 6 a 16 dias, podendo chegar até 21 dias, ou seja, esse é o período que o paciente pode manter sem sintomas após ter contraído o vírus.

Entre humanos, o vírus é transmitido por contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de infectados, fluidos corporais ou objetos recentemente contaminados. Em Mato Grosso do Sul, 60,4% da provável forma de contágio pode ter sido em relações sexuais.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular