Sessão Solene homenageia pessoas que lutam pelo fim da violência contra a mulher

Você está visualizando atualmente Sessão Solene homenageia pessoas que lutam pelo fim da violência contra a mulher
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de agosto de 2021

Sessão Solene realizada na noite de ontem, sexta-feira, 13, marcou a programação da Campanha Agosto Lilás em Corumbá. O ato foi uma iniciativa da Câmara Municipal e aconteceu no Plenário Dr. Léo de Medeiros Guimarães, dirigida pelo presidente do Poder Legislativo corumbaense, vereador Roberto Façanha.

O Agosto Lilás é uma referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra mulheres de todo o Brasil. Em Corumbá, a Lei que instituiu a Campanha do Agosto Lilás junto com o programa Maria da Penha Vai à Escola, de número 2.583, foi sancionada pelo então prefeito Ruiter Cunha em 17 de agosto de 2017.

Foi uma proposta do vereador Manoel Rodrigues com objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o combate à violência doméstica e familiar praticada contra a mulher, bem como divulgar a Lei Maria da Penha.

Na oportunidade, os vereadores homenagearam parceiros e parceiras que, prontamente, realizam atendimentos e serviços voltados para o bem-estar das mulheres corumbaenses, ladarenses, sul-mato-grossenses, bem como das cidades bolivianas localizadas na região de fronteira.

O evento, que seguiu todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pelas saúde mundial, em virtude da pandemia da Covid-19,  contou com as presenças do prefeito Marcelo Iunes; do Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal e Vara de Violência Doméstica e Familiar, Marcelo Cassavara da Silva; da deputada federal Bia Cavassa; do deputado estadual Evander Vendramini; da subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca, e da secretária de Assistência Social e Cidadania, primeira dama Amanda Balanciere Iunes, que fizeram parte da mesa ao lado de Façanha.

Presentes ainda os vereadores Allex Dellas, Alexandre Vasconcellos, Genilson José, Manoel Rodrigues, Nelsinho Dib, Samyr Qualhada e Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira).

HOMENAGENS

Antes mesmo da entrega de Moções de Congratulação às pessoas que fazem parte da Rede de Enfrentamento e Combate à Violência contra a Mulher, o prefeito Marcelo Iunes recebeu das mãos da subsecretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca, o Selo Social ‘Prefeitura Amiga da Mulher’, pelo terceiro ano consecutivo.

Na Sessão Solene as homenagens com Moções de Congratulações foram outorgadas ao prefeito Marcelo Iunes; ao Juiz Marcelo Cassavara da Silva; ao deputado Estadual Evander Vendramini, à delegada da Delegacia da Mulher, Tatiana Zyngrier e Silva; a deputada federal Bia Cavassa; à subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca; à secretária de Assistência Social, Amanda Balanciere Iunes.

Foram homenageadas também Regina Maria Panovitch Mesquita Duran; Wania Alecrim de Lima, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres; Zenaide Valeria Leite Olarte, coordenadora do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência),além de toda a sua equipe, Elaine Cristine Gonçalves, Jorciane Fátima Gonçalves Leite, Brunna Nascimento, Adriana de Pinho Garcia, Emerson da Silva Salustiano, Adeline Aparecida Lopes Teixeira, Karina Leite de Souza e a assessora jurídica Anne Andrea Fonseca.

A Câmara homenageou ainda integrantes da Guarda Municipal que atuam na Patrulha Maria da Penha: Andréia Aparecida Castilho Henrich, André Luiz Ortiz Carneiro, Dircilene Amorim, Elizabeth Helena Estevan, Wagner de Souza Paredes, Eder Martins Alvarenga, Juarez Lopes da Silva, Edmar Sebastião Arruda, Leandro Pereira Rojas e André Luiz de Souza Francelino.

Homenageadas também as vereadoras Raquel Bryk (Corumbá), Rosirley Araújo e Rosa Trindade Rodrigues Gouveia Santos, ambas de Ladário, bem como o vice-prefeito de Corumbá, Dirceu Miguéis Pinto.

DA BOLÍVIA

Também em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos nas cidades bolivianas que fazem fronteira com Corumbá, Puerto Quijarro e Puerto Suarez, a Câmara prestou uma homenagem à  Maria de Lourdes Mendez Duran, presidente do Conselho Municipal de Puerto Suárez; Rosario Hurtado de Galhard, presidente da Comissão Institucional de Puerto Quijarro; Dolores Roxana Gonzalez, conselheira de Puerto Suarez, e Tatiana Gutierrez Rioja, conselheira presidente de Gestão Institucional e Administrativa de Puerto Quijarro.

No encerramento, a Câmara prestou um minuto de silêncio em homenagem póstuma à professora Terezinha Baruki, ex-vereadora e presidente da Câmara Municipal no final da década de 80 e início dos anos 90, que faleceu esta semana; às mulheres vítimas de violência (feminicídio) em todo o Brasil, e às famílias que perderam entes queridos durante a pandemia da Covid-19.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular