Secretaria de Saúde realiza campanha educativa de Combate à Leishmaniose

Você está visualizando atualmente Secretaria de Saúde realiza campanha educativa de Combate à Leishmaniose
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de agosto de 2021

Durante a semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, que ocorre de 10 a 17 de agosto, a Secretaria de Saúde está realizando campanha educativa com objetivo de sensibilizar a população sobre a transmissão da doença, o manejo ambiental para controle do vetor, e a guarda responsável dos animais de estimação.

Servidores do Centro de Controle de Zoonoses -CCZ, do setor de Educação em Saúde, estão percorrendo as unidades de saúde, e feiras livres distribuindo materiais educativos e sando dúvidas da população relativas à doença.

O CCZ disponibiliza testes rápidos para animais que estejam com suspeita da doença, para realizar basta levar o cão ao Centro de Controle.

A Leishmaniose Visceral é uma doença grave que afeta animais e pessoas, é transmitida pelo mosquito-palha.

Em humanos caracteriza-se como uma doença crônica, sistêmica, com febre de longa duração, perda de peso, fraqueza e perda de energia, anemia, aumento de baço e fígado. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.

No cão, principal reservatório e fonte de infecção no meio urbano, a doença caracteriza-se por febre irregular, apatia, emagrecimento progressivo, descamação e úlceras na pele (especialmente no focinho e nas orelhas), conjuntivite, paralisia das patas traseiras, fezes sanguinolentas e crescimento exagerado das unhas.

Atendimento no CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses funciona na rua Bernardino Alves do Couto, 71, Guaicurus, telefone 3233-3354 ou 3907-5579.

Atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 11 e das 13h às 17h, sábado e domingo das 7h às 17h.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular