Luciano Costa destaca importância de parcerias para combate de queimadas no Pantanal

Você está visualizando atualmente Luciano Costa destaca importância de parcerias para combate de queimadas no Pantanal
Encontro com ministro ocorreu nesta sexta-feira (6), em Corumbá / Foto: Divulgação
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de agosto de 2021

Corumbá recebeu nesta sexta-feira (6), a visita do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. A presença do ministro marcou a assinatura de acordos de cooperação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para combate dos incêndios florestais que afetam a região pantaneira.

Acompanhando a visita, o vereador Luciano Costa, destacou a importância da parceria na preservação da grande diversidade do Bioma Pantaneiro.

“O município de Corumbá recebe um forte aliado ao combate dos incêndios que tanto prejuízo trazem para nossa região. Precisamos unir forças como estratégia, não apenas de combate, mas também de prevenção e recuperação das áreas afetadas pelos incêndios florestais”, afirmou o vereador.

Corumbá tem, em atuação, o Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal de Corumbá. Vinculado ao Órgão Municipal de Meio Ambiente e de Defesa Civil, o Comitê tem entre suas finalidades: articular a Implementação de estratégias de ações integradas para atuar efetivamente no controle de queimadas, monitoramento, prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal e alternativas ao uso do fogo; contribuir no planejamento das ações de controle de queimadas e combate aos incêndios florestais e propor, dentro de sua competência, expedição ou revisão de normas relativas à matéria; promover a integração e articulação com a sociedade civil organizada, para atuar como um fórum de discussão nos assuntos relativos às queimadas e aos incêndios florestais.

Participaram do encontro o prefeito de Corumbá Marcelo Iunes, prefeito de Ladário Iranil Soares, o Secretário de Estado e Meio Ambiente Jaime Verruck, Secretária Municipal de Meio Ambiente Ana Claudia Boabaid e representantes da ICMBio, Defesa Civil e Instituto do Homem Pantaneiro.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular