Defesa Civil inclui Corumbá e mais seis cidades de MS em emergência por incêndios

Você está visualizando atualmente Defesa Civil inclui Corumbá e mais seis cidades de MS em emergência por incêndios
Combate aos incêndios no Pantanal

A secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em sete municípios de Mato Grosso do Sul, em decorrência de incêndios florestais em áreas não protegidas, com reflexo na qualidade do ar.

Na publicação da portaria na edição de hoje do Diário da União, a secretaria reconheceu emergência nos municípios de Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Jardim, Miranda e Porto Murtinho. A portaria entra em vigar na data da publicação, assinada pelo secretário Alexandre Lucas Alves.

Entre os meses de junho e julho, o governo do Estado decretou situação de emergência nos municípios, já por conta dos focos de incêndio.  A decisão facilita a tomada de ações para compra de material, sem licitação, por conta do caráter emergencial.

Desde o início do ano, Mato Grosso do Sul já registrou 1.944 focos de incêndios, conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A área de maior ocorrência é do cerrado, com 947 focos, mas há, novamente, atenção especial com Pantanal, por conta do tempo seco, com 791 registros. Em 2020, mais de 4 milhões de hectares do bioma foram comprometidos com o fogo.

Este ano, já há enfrentamento de queimadas na região.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular