Governo decreta a retomada das cirurgias eletivas nos hospitais

Você está visualizando atualmente Governo decreta a retomada das cirurgias eletivas nos hospitais

O primeiro passo oficial para a nova edição da Caravana da Saúde foi tomado hoje (21) com a publicação do novo decreto do governo do Estado no Diário Oficial revogando a suspensão da realização de cirurgias eletivas pelos hospitais da rede pública estadual e pela rede contratualizada.

A medida tinha sido aplicada no dia 31 de março deste ano devido ao agravamento da pandemia da covid-19 e a necessidade de ocupação de leitos de alta complexidade. As exceções eram apenas cirurgias cardíacas, oncológicas, neurológicas e aquelas que, mesmo caracterizadas como eletivas, podiam causar danos ao paciente caso não fossem realizadas durante o período de suspensão.

Foram quatro meses de suspensão de serviço até que a taxa de ocupação de leitos em Mato Grosso do Sul reduzisse o suficiente para o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), já cobrar do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a retomada do mutirão de serviços da caravana nos próximos 30 dias.

A meta, segundo o secretário é realizar até 1,5 mil cirurgias em um único final de semana por todo o Estado, utilizando a estrutura já existente dos hospitais públicos estaduais e os contratualizados.

O próximo passo agora é credenciar as unidades hospitalares que queiram participar da Caravana ou por processo licitatório.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular