Projeto que obriga planos de saúde a igualar guarda definitiva a dependente natural vai a sanção

Você está visualizando atualmente Projeto que obriga planos de saúde a igualar guarda definitiva a dependente natural vai a sanção
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de julho de 2021

Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 178/2020, proposto pelo deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 13. O projeto recebeu 20 votos favoráveis e segue agora segue para análise a aprovação do governador Reinaldo Azambuja para tornar-se lei.

A proposta considera como dependente natural o menor cuja guarda definitiva foi concedida pelo Poder Judiciário ao titular de plano de saúde em Mato Grosso do Sul. Conforme o projeto, o titular do plano de saúde deverá apresentar o Termo de Guarda Definitiva emitido pelo Poder Judiciário à operadora para inclusão da criança. As operadoras ficarão proibidas de cadastrar esse dependente como agregado, com penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor aos infratores.

evander
Projeto de Lei de autoria do Deputado Estadual Evander Vendramini

O parlamentar explica que a equiparação a filho natural garantirá que o titular não seja cobrado a mais pela inclusão do menor no plano de saúde.

“Como os direitos dessa criança se comparam aos de um dependente natural, qualquer cobrança a mais deve ser considerada abusiva e, por isso, deve ser penalizada. O meu projeto vai garantir que esse direito seja preservado”, avaliou o deputado.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular