Pessoas em situação de rua são vacinadas contra covid-19 em Corumbá

Você está visualizando atualmente Pessoas em situação de rua são vacinadas contra covid-19 em Corumbá
Trabalho é desenvolvido por busca ativa das pessoas nas ruas / Foto: Weber Reis
  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de julho de 2021

Corumbá (MS)- A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá vem desenvolvendo desde que pessoas em condições de rua foram contempladas pelo Plano Nacional de Vacinação, a busca ativa deste público para imunização contra covid-19.

A imunização ganhou força com a chegada dos imunizantes da Jannsen, que requer apenas uma única dose para fechar o ciclo de vacinação.

“Desde que o Ministério deu a autorização para que as pessoas em situação de rua fossem vacinadas, iniciamos a busca ativa deste público. As equipes do Centro Pop em conjunto com o consultório na rua, foram os responsáveis por esta imunização”, disse Letícia Benites, coordenadora do Centro Pop.

Letícia explica que a meta ainda não foi alcançada por se tratar de um público com características muito particular, mas que as equipes tem avançado no trabalho e que todos deverão ser imunizados.  

consultorio na rua
Durante abordagem, moradores recebem um lanche e o convite para se dirigir ao abrigo

“São pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade, muitos sequer possuem documentos de identificação e realizamos este trabalho de buscar as informações. Existe ainda o fato de que nem sempre este trabalho de busca ativa resulta no encontro dos pacientes que tem paradeiro flutuante”, destacou.

Para o secretário Municipal de Saúde Rogério Leite, a cidade tem em favor o fato de que já era realizado pelas equipes do Centro Pop, Assistência Social e do Programa Consultório na rua, um cadastro de fidelização dessas pessoas que se encontram em situação de rua.

“O trabalho como já é realizado em outras demandas, ficou muito mais fácil porque são pessoas que conhecem as equipes, que já são atendidas e as equipes também já sabem os prováveis locais onde podem ser encontrados”, afirmou.

Segundo as informações repassadas à reportagem do Folha MS, 157 pessoas em situação de rua já foram vacinadas dentro do programa de imunização, seja com a D1, D2 ou a imunização com dose única da Janssen. Outra forma de abordagem adotada pelas equipes foi a vacinação durante os atendimentos promovidos na própria sede do Centro Pop.

“Toda última sexta-feira do mês realizamos um almoço para estas pessoas onde conseguimos realizar a imunização da primeira dose da Astrazeneca e também a segunda dose para os que já haviam recebido a primeira dose da Coronavac”, finalizou.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular