Em ofício, Ministério da Saúde diz que doses da Janssen devem ser usadas em Campo Grande

Você está visualizando atualmente Em ofício, Ministério da Saúde diz que doses da Janssen devem ser usadas em Campo Grande
Vacinas chegaram nesta quinta-feira no estado
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de junho de 2021

Para garantir o uso das vacinas em tempo correto, o Ministério da Saúde orientou que as doses da Janssen fossem usadas prioritariamente em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. A recomendação para vacinação foi feita por ofício enviado aos coordenadores de imunização estadual no último dia 9 de junho.

“A orientação da concentração da utilização da vacina nos municípios de capital, dado o quantitativo limitado a ser distribuído e agilidade necessária à execução do total distribuído para evitar vencimento da vacina”, informou a pasta. Assim, as 38,4 mil doses da Janssen podem ser concentradas apenas para imunização de campo-grandenses.

Com a aplicação de todas essas doses em Campo Grande, o município conseguirá avançar na vacinação de pessoas a partir de 40 anos, sem comorbidades. O imunizante é em dose única e proporcionaria o avanço da vacinação na Capital.

Vale lembrar, porém, que o ofício de orientação é de 9 de junho, quando o prazo de validade da vacina ainda era 27 de junho. Na segunda-feira (14), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) comunicou a ampliação da validade da vacina. O que não se sabe, ainda, é se a dilação do prazo de validade “da vacina Janssen (Johnson & Johnson) Covid-19 de três (3), para quatro meses e meio (4,5), sob condições de armazenamento de 2° a 8° C” interferirá nos rumos atuais da distribuição.

A princípio, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) já havia posicionado que pretende distribuir as doses para todos os municípios de Mato Grosso do Sul. A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber será mantida a orientação de aplicação das doses da Janssen apenas em capitais. Ao Jornal Midiamax, a Pasta afirmou que “aguarda reunião da CIT (Comissão Intergestores Tripartite)” para definir como o imunizante deverá ser distribuído.

A reunião deve acontecer em consideração ao prazo de validade da vacina, que foi ampliado. O Ministério espera receber as doses ainda nesta semana, os 3 milhões devem chegar em três remessas ao Brasil.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular