Em apenas cinco dias, Corumbá registrou 14 mortes por Covid-19

quatro óbitos em Corumbá
Unidade recebeu a maior parte dos recursos destinado ao combate da pandemia
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de junho de 2021

Corumbá (MS)- O início do mês de junho tem sido o mais letal de 2021 em relação aos óbitos relacionados à Covid-19 em Corumbá.

O levantamento realizado pela reportagem do Folha MS junto aos boletins epidemiológicos divulgados pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, mostram que em apenas cinco dias, a cidade contabiliza 14 mortes. No mês anterior, por exemplo, o primeiro óbito do mês foi registrado apenas no dia 06 de maio.

Os números reforçam o pior momento vivenciado dentro do Estado de Mato Grosso do Sul desde o início da pandemia com o colapso da rede pública e particular de saúde, saturadas pelo grande número de pacientes que evoluíram para o estágio mais grave da doença e necessitam de leitos em UTI.

Outro fator que evidencia a alta em número de casos e segue a mesma tendência observada a nível nacional, é a grande quantidade de vítimas mais jovens, o que não se observava nas variantes do vírus registradas anteriormente no país. Das 14 mortes registradas de 01 a 05 de junho em Corumbá, 08 tinham menos de 60 anos, e metade das vítimas não possuíam sequer alguma comorbidade relatada, comprovando a mutação do vírus para uma variante muito mais contagiosa e letal.

A cidade registrou também pela primeira vez, desde abril de 2020, (quando foi diagnosticados os primeiros contaminados com o novo coronavírus), fila de espera de pacientes que aguardam uma vaga para tratamento em leito de UTI. Já são três semanas que a Santa Casa de Corumbá, único hospital que atende pela rede SUS na região, tem operado com ocupação acima da sua capacidade.

O último boletim epidemiológico divulgado antes da publicação desta matéria foi divulgado na tarde deste domingo (6) e mostra que dos 65 leitos disponíveis para tratamento de pacientes com Covid-19, apenas 2 em ala clínica estão disponíveis.

A ocupação segue em 25 leitos de UTI e 38 leitos clínicos. Somente nas últimas 24 horas, 10 novas internações foram registradas e apenas uma alta. 17 pacientes seguem sendo mantidos sob respiração mecânica devido as complicações respiratórias.

Já são 13.655 casos positivos da doença que resultou no total de 397 vidas que perderam a batalha para no novo coronavírus.

obitos junho 1

Confira o comparativo entre óbitos no mesmo período dos seis primeiros meses de 2021

De 01 a 05 de cada mês

  • Janeiro – 10 óbitos
  • Fevereiro – 04 óbitos
  • Março – 04 óbitos
  • Abril – 08 óbitos
  • Maio – 00 óbitos
  • Junho – 14 óbitos

Covid-19 no estado

O colapso vivenciado em todas as quatro macrorregiões do Estado resultou na necessidade e dependência da solidariedade de outros estados para atendimento de pacientes que se encontram em estado mais grave da doença.

Somente neste final de semana, 15 pacientes das cidades de Campo Grande, Dourados e Maracaju foram transferidos para os estados de Roraima e São Paulo que cederam leitos para que pacientes do estado que aguardavam vaga em UTI fossem remanejados.

Confira AQUI a íntegra do boletim epidemiológico municipal

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular