Com quase 3 mil novos casos, Estado bate recorde de contaminação por covid-19

Você está visualizando atualmente Com quase 3 mil novos casos, Estado bate recorde de contaminação por covid-19
  • Autor do post:
  • Post publicado:29 de maio de 2021

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde neste sábado (29), confirmou que Mato Grosso do Sul entrou na pior fase da pandemia. Somente nas ultimas 24 horas, um novo recorde de contaminações foi constatado com quase 3 mil pessoas infectadas.

Além dos 2.998 casos confirmados, outras 58 pessoas perderam a batalha para Covid-19. Para se ter uma noção do nível em que o estado se encontra é como se 124 pessoas se contaminassem e outras três morressem por hora.

Para o Secretário de Saúde, Geraldo Resende, é preciso urgência no endurecimento das medidas de controle adotadas pelos municípios em uma tentativa de frear a escalada de contaminações.

“Estamos respeitando a autonomia dos municípios, que é aquilo que definiu o STF, mas as medidas de restrições têm que ser tomadas. Nós precisamos, nesses próximos dias, tentar diminuir essa curva de crescimento”, destacou.

As cidade que registraram maior evolução de número de casos são Campo Grande (505), Dourados (306), Três Lagoas (152), Corumbá (126), Naviraí (126), Coxim (120), Ponta Porã (119), Maracajú (109), Ivinhema (100), entre outros. Confira a íntegra do boletim AQUI.

Resende elencou o atual cenário como “muito ruim” e enfatizou que o Governo do Estado tem feito todo esforço no sentido de garantir de forma ágil a chegada de imunizantes nas secretarias municipais e ainda atualizando as recomendações do programa Prosseguir.

“Os municípios estão fazendo decretos consoantes com o Prosseguir. Hoje tem várias reuniões em cidades que fazem parte de consórcios para tomarem decisões conjuntas”, afirmou.

O secretário finalizou relatando que acompanha de perto as decisões tomadas pelos chefes dos poderes executivos do estado e destacou a Prefeitura de Dourados que adotou medidas severas para os próximos 14 dias em uma tentativa de “salvar vidas” diante do crescente avanço da pandemia.

“Dourados fez um decreto bastante importante, sintonizado com a realidade deles. Mas a nossa preocupação está em todos os 79 municípios e em especial nas macrorregiões”, comenta.

Sem leitos

A ocupação de leitos SUS/UTI está acima de 95% nas quatro macrorregiões do Estado. Campo Grande está em 100%; Dourados 95%; Três Lagoas 97% e Corumbá 100%.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular