Sem consulta popular mudança de nome em rua tradicional revolta moradores em Corumbá

Você está visualizando atualmente Sem consulta popular mudança de nome em rua tradicional revolta moradores em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de maio de 2021

Corumbá (MS)- A mudança nominal de uma travessa localizada na região do bairro Dom Bosco em Corumbá, gerou revolta dos moradores locais nesta semana.

A proposta apresentada na Câmara Municipal previa a alteração do nome da Travessa do Acampamento, sem sequer consulta prévia dos moradores, o que gerou indignação e perplexidade diante a falta de respeito pela história do logradouro.

Ocorre que o nome pelo qual a travessa é conhecida, não é apenas uma simples nomenclatura popular, utilizada para facilitar a entrega de correspondências e carnês de IPTU. Moradores relatam que o nome escolhido há décadas, carrega em si um peso histórico que além da vida dos que por lá residem, abriga também parte da história da própria cidade de Corumbá.

É o que conta Bruna Lopes, nascida e criada no logrado chegou a postar um vídeo na rede social contando um pouco da história do local, simplesmente ignorada pela propositura do requerimento parlamentar.

“Essa rua tem uma história, foi ali na época da guerra do Paraguai que o local servia como esconderijo para os soldados, e por isso recebeu este nome de travessa do acampamento, também conhecida como quadra C”, conta Bruno Santos, lembrando que uma das casas na rua já serviu até como biblioteca para as crianças.

A indignação popular gerou uma movimentação que conseguiu o recolhimento de quase 200 assinaturas contra a alteração nominal do logradouro.

“Não se pode mudar o nome que tem uma grandeza histórica desde a Guerra do Paraguai, por homenagem política a quem quer que seja… Gostaríamos que todos amigos corumbaenses fizessem chegar aos políticos responsáveis a NÃO mudança desse nome… Porque somos da Travessa do Acampamento “Quadra C”. Nossa Rua é História!”

O apoio aos moradores pelo impedimento da alteração do nome da Travessa do Acampamento pode ser feita AQUI.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular