Operação da PF mira desvios de recursos públicos em reforma da Praça da Independência

Você está visualizando atualmente Operação da PF mira desvios de recursos públicos em reforma da Praça da Independência
Operação mira desvio de recursos públicos na reforma do Jardim da Independência
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de maio de 2021

Corumbá (MS)- A reforma milionária da Praça da Independência, realizadas com recursos públicos federais em contemplação do município de Corumbá no programa PAC Cidades Históricas, foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (12), realizada nas cidades de Corumbá e Campo Grande.

De acordo com informações da PF, 35 policiais federais junto com servidores da Controladoria Geral da União (CGU), cumpriram oito mandados de busca e apreensão na casa de Empresários e funcionários da Prefeitura de Corumbá vinculados à administração dos anos de 2013 a 2016.

A Operação Independência, investigou o desvio de recursos públicos estabelecidos nos crimes previstos na lei de licitações.

Segundo as investigações, o grupo criminoso teria sido favorecido na celebração do procedimento licitatório, além de não ter entregue, ou ter entregue apenas em parte, a obra de reforma da Praça Independência.

op independencia
Mandados foram cumpridos em Corumbá e Campo Grande

Os mandados expedidos pela Justiça Federal em Corumbá buscam reforçar os indícios de corrupção identificados até agora e individualizar a conduta de cada agente. Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato e frustração do caráter competitivo do processo licitatório.

O nome da operação faz referência à Praça da Independência, objeto urbano centenário localizado no centro de Corumbá e que representa um ícone no paisagismo e na história da cidade.

op independencia2
Policiais Federais cumprem mandado de busca e apreensão em edifício na Capital / Foto: Henrique kawaminami

Em razão da situação de pandemia da COVID-19 foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares.

A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá mantém canal de denúncias anônimas através do e-mail uip.cra.ms@pf.gov.br e do telefone 67 9 9131 9355. Caso saiba de informações sobre este ou outros casos de competência da PF entre em contato.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular