Projeto de Lei quer vetar uso de fogos de artifício com efeito sonoro em Corumbá

Você está visualizando atualmente Projeto de Lei quer vetar uso de fogos de artifício com efeito sonoro em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de abril de 2021

A vereadora Raquel Bryk apresentou um Projeto de Lei que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício ou artefatos pirotécnicos, com a finalidade de seguir uma tendência mundial de respeito à qualidade de vida das pessoas e dos animais, reforçando o compromisso pessoal de uma gestão com a humanização e bem-estar de toda a população de Corumbá, seja da zona urbana, rural ou ribeirinha.

O projeto foi apresentado na sessão ordinária de ontem, terça-feira, 27 de abril. Segundo ela, a proposta se refere a fogos de artifício ou shows pirotécnicos que causam estouro, estampido, poluição sonora ou poluição do ar, bem como a utilização desses tipos de fogos ou artefatos por qualquer órgão da administração municipal, direta, indireta e de economia mista, em quaisquer eventos públicos: festividades, lançamentos, comemorações e inaugurações de obras, organizadas pela administração pública.

A preocupação da vereadora é com os danos provocados ao ambiente e a saúde de pessoas e animais, já que causa vários danos ao corpo, à qualidade de vida das pessoas e à fauna e que por isso mesmo é considerado um problema de saúde pública mundial. “É uma prática bastante apreciada por algumas pessoas que pode causar danos irreversíveis aos animais, seja silvestres ou domésticos, ao ambiente e também às pessoas, podendo ser entendida como uma forma de poluição atmosférica e sonora”, salientou.

raquel bryk 4
Projeto foi apresentado pela vereadora Raquel Bryk

O Projeto de Lei prevê que a proibição se estende a recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e locais privados aos eventos patrocinados e ou apoiados por quaisquer órgãos da administração pública municipal, e que em caso de violação à legislação, será instaurado procedimento administrativo disciplinar, com penalidade ao responsável pela utilização e manuseio do artefato sonoro, independentemente de outras sanções de natureza civil a serem promovidas pelo município.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular