Após Anvisa negar importação da Sputink, Governo de MS vai buscar alternativas para Vacinação

Você está visualizando atualmente Após Anvisa negar importação da Sputink, Governo de MS vai buscar alternativas para Vacinação
Imagem de frascos da vacina Sputnik V feita no Brasil divulgada pela Embaixada da Rússia no Brasil — Foto: Reprodução/Facebook/Embaixada da Rússia no Brasil
  • Autor do post:
  • Post publicado:27 de abril de 2021

Mato Grosso do Sul vai continuar na busca pela compra de vacinas contra a Covid-19, seja via Consórcios Brasil Central ou Fórum dos Governadores. “Ainda acredito numa decisão favorável para a importação da Sputnik V“, disse Reinaldo Azambuja após negativa da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a liberação do medicamento russo..

“Não vamos desistir da compra da vacina que garante a imunização da população sul-mato-grossense”, completou o governador nesta terça-feira (27). 

No início da tarde desta segunda-feira (26), a agência recusou a demanda impetrada pelo estado do Maranhão para aquisição da Sputnik V. Mesmo com o aval do Supremo Tribunal Federal (STF), a Anvisa não autorizou a importação do medicamento por falta de documentação por parte do laboratório responsável e por entender que o medicamento apresenta riscos de uso, segundo a agência a vacina usa um tipo de vírus que naturalmente se replica. 

Embora a possibilidade de compra tenha sido rejeitada pela Anvisa, o governador Reinaldo Azambuja defende a vinda do imunizante. “Desta forma os estados vão conseguir encurtar o caminho da vacina para a população. Temos dinheiro em caixa que garante a compra de dois milhões de doses da vacina para a população sul-mato-grossense”, completou.

Com R$ 2 milhões de recurso próprio do Estado, o governador aposta numa reforma da decisão e destaca que somente com a imunização em massa as pessoas poderão tocar suas vidas e, consequentemente, possibilitar retomada da economia com mais rapidez. “Com a vacina no braço das pessoas, a economia volta a crescer, é um efeito cascata e não vamos desistir de fazer prevalecer o direito do sul-mato-grossense de ir e vir com segurança”, finalizou.

Decisão da Anvisa

A Anvisa negou a importação da Sputnik V no Brasil nesta segunda-feira (27). Mato Grosso do Sul possui 2 milhões de doses da vacina russa contra a Covid-19 acertadas em acordo do BrC (Consórcio Brasil Central). Porém, com a decisão da Agência, a vacina não poderá ser importada no momento. A decisão foi por unanimidade entre os cinco diretores da agência.

Alex Machado Campos, relator do processo, disse que a vacina russa aponta para um cenário de riscos impressionante. Em seus votos, diretores da Anvisa ressaltaram a falta de informações e de segurança. “A presença de adenovírus [replicante] pode levar série de consequências, até um surgimento de manifestação e doenças autoimunes”, disse a diretora Cristiane Joudan Gomes.

Uso comercial

Momentos antes da recusa da Anvisa, o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) havia aprovado o uso comercial da vacina russa Sputnik V. A Anvisa tem sido pressionada por integrantes do governo federal e governadores, que apostam na Sputnik como uma ferramenta importante para barrar o avanço do coronavírus no Brasil. Porém, mesmo com a decisão do Ministério, a vacina só poderia ser importada com a autorização da Anvisa, o que não aconteceu. 

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular