Devido ao crescente número de casos positivos da dengue, o município de Corumbá recebeu do Governo do Estado, cinco bombas motorizadas, conhecidas como “fumacê” ou “leco”, para reforçar as ações de combate ao Aedes Aegypti. Os carros já começaram a rodar a cidade na tarde desta segunda-feira, dia 15 de março.
Como conta o Prefeito Marcelo Iunes “esta é mais uma ação firmada com a Secretaria Estadual de Saúde, conseguimos a cedência destas bombas para realizar um ciclo aqui na nossa cidade. Mesmo com o enfrentamento da pandemia Corumbá não parou com as ações, os mutirões continuam a acontecer aos finais de semana nos bairros mais criticos”.
“Precisamos muito da cooperação da população, os focos se concentram principalmente nos quintais, 10 minutos diários é o suficiente para verificar se não há locais com água acumulada”, complementa o Prefeito.
O Secretário de Saúde, Rogério Leite, explica como será o trabalho, “ao final dos cinco dias será utilizado mais de 400 litros de inseticida. Nas ruas em que há muitos registros, os agentes de endemias vão visitar casa a casa para fazer a borrifação. Devido aos critérios técnicos o fumacê irá rodar pela manhã a partir das 4h e pela tarde após as 17h”.
Os veículos permanecerão na cidade durante um ciclo, que possui duração de cinco dias, e percorrerão diariamente os bairros com maior incidência de notificações, sendo:
- Carro 1 – Guatós e Nova Corumbá
- Carro 2 – Cristo Redentor, Maria leite, Previsul, Padre Ernesto Sassida e Guarany.
- Carro 3 – Popular Nova, Nossa Senhora de Fátima, Popular Velha e Centro América.
- Carro 4 – Aeroporto, Dom Bosco, Generoso e Cervejaria.
- Carro 5 – Centro I, beira Rio, Borrowisk, Artur Marinho e Jardim dos Estados.
- Carro 6 – Centro II, Universitário, Industrial e Cravo Vermelho.
Boletim Epidemiológico:
De acordo com Boletim Epidemiológico da dengue, publicado em 10 de março, Corumbá possui 1267 notificações, 218 casos confirmados e 1 óbito.