Visitas em presídios de MS continuam suspensas até 18 de fevereiro

Presídios de MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de fevereiro de 2021

Campo Grande (MS)- Publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, a prorrogação até o dia 18 de fevereiro da suspensão das visitas presenciais nas unidades penais de regime fechado de MS.

A medida, de acordo com a Agencia Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, atende as diretrizes do Ministério da Saúde do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo em vista a vulnerabilidade da população em situação de encarceramento, em virtude da alta taxa de contaminação do novo coronavírus.

A resolução é também uma forma de garantir maior proteção não só aos internos e servidores, como aos familiares dos detentos e à sociedade como um todo.

O documento regulamenta ainda a manutenção da operacionalização das visitas sociais virtuais, elaborada e implementada nas unidades prisionais do estado com objetivo de priorizar o contato familiar durante o cumprimento de pena de homens e mulheres em situação de prisão.

A Agepen mantém os cuidados preventivos nos casos de entrada de novos custodiados, que passam por triagem preliminar. Em casos de suspeita, o interno recebe atendimento médico e é isolado da massa, se necessário. Testagens em massa também vêm sendo realizadas, bem como o isolamento e acompanhamento sistemático do quadro de saúde dos casos positivados.

O novo documento com prorrogação do prazo foi encaminhado aos presídios e unidades assistenciais da Agepen, além de órgãos públicos ligados à saúde, justiça, execução penal e afins para conhecimento.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular