Morador de Corumbá pode ser o primeiro caso de infecção da nova variante do Coronavírus em MS

Você está visualizando atualmente Morador de Corumbá pode ser o primeiro caso de infecção da nova variante do Coronavírus em MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de janeiro de 2021

Corumbá (MS)- Durante a transmissão da Live para divulgação do Boletim Epidemiológico da Covid-19 em MS, a Secretaria Estadual de Saúde informou estar investigando um possível primeiro caso de infecção pela nova cepa do Coronavírus no Estado.

Chamada de P1, a variante do vírus é considerada mais “potente” do que a que circula atualmente no estado e pesquisadores já indicam que a transmissão da nova cepa pode ser mais facilmente transmissível entre a população.

Conforme informações, o paciente é um homem de 37 anos, que apresentou os primeiros sintomas no dia 09 de janeiro e chegou a ser internado, mas já consta no sistema de divulgação como recuperado.

A suspeita é de que o contágio com a nova variante do vírus tenha ocorrido em Manaus, já que o paciente relatou que chegou de uma viagem ao estado pouco antes de apresentar os sintomas da doença.

A contaminação pelo novo Coronavírus foi confirmada através de exame RT-PCR com resultado positivo e a amostra encaminhada para o instituto Adolfo Lutz em São Paulo, que deverá realizar o sequenciamento genético do vírus.

A SES informa que o monitoramento da nova Cepa do vírus no estado é realizado pelo LACEN-MS em uma parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do Estado. No entanto, quando o paciente indica ter viajado para o estado do Amazonas, a amostra da análise é encaminhada para São Paulo.

O mesmo já ocorre, segundo as informações, com três exames escolhidos de forma aleatória semanalmente que são encaminhadas para o instituto Adolfo Lutz realizar o sequenciamento genético e monitorar a circulação do vírus.

Não há data para a divulgação dos resultados dos sequenciamentos genéticos dos casos enviados por Mato Grosso do Sul.

Todo o Brasil está em alerta, porque há pesquisadores que sustentam evidências científicas que essa nova mutação já esteja em todas as unidades da federação […] com essa nova cepa temos que continuar preocupados e vigilantes em relação a transmissibilidade do vírus“, disse a secretária-adjunta em Saúde, Christine Maymone, em transmissão ao vivo.

*com informações Campo Grande News

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular