Novo reajuste da gasolina entra em vigor nesta quarta-feira

aumento da gasolina
  • Autor do post:
  • Post publicado:26 de janeiro de 2021

Entra em vigor a partir desta quarta-feira (27), o novo reajuste da Petrobras nos preços da gasolina e do diesel em todo país. Segundo informações da companhia que controla a produção e distribuição no Brasil, o valor da gasolina deve aumentar cerca de R$ 0,10 (dez centavos) por litro, o que deve elevar o valor na refinaria para R$ 2,08, representando um aumento de 5,05%.

Este é o segundo aumento no valor do combustível em menos de 10 dias, o último reajuste havia sido autorizado pela Petrobrás no dia 18 de janeiro de 2021.

No caso do diesel, o avanço no preço médio é de R $ 0,09, alta de quase 5%, para R $ 2,12, o primeiro aumento de 2021.

Para o aumento acontecer a Petrobras utiliza o método de pariedade de importação, acompanhando as variações do valor do produto no mercado internacional e da taxa de câmbio. 

Em nota, uma nota estatal ressaltou que os preços da gasolina e do diesel vendidos na bomba dos postos revendedores é diferente do valor encontrado nas refinarias. Sendo acrescidos tributos federais e estaduais no valor. 

“Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras, além das margens brutas das sociedades distribuidoras e dos postos individuais revendedores de distribuidores”, destacou.

Desde o início do ano, matérias jornalísticas especulam uma nova greve dos caminhoneiros no país para o mês de fevereiro. 

Greve

Em 2018 uma greve realizada por caminhoneiros durante 11 dias, entre 21 e 31 de maio. Os motoristas bloqueiam as estradas e impediram a circulação até os itens essenciais, como alimentos, gás de cozinha e combustíveis. 

Serviços básicos, como transportes públicos, foram prejudicados. A principal definição da categoria era a redução do preço do diesel, que foi atendida pelo governo federal.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular