Corumbá terá cinco parques solares financiados pelo FDCO

Você está visualizando atualmente Corumbá terá cinco parques solares financiados pelo FDCO
  • Autor do post:
  • Post publicado:5 de janeiro de 2021

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) aprovou o empenho de R$ 17,1 milhões, por meio do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), em favor do projeto da empresa ERR Empreendimento Imobiliário LDTA. O objetivo é implantar cinco parques solares no município de Corumbá, Mato Grosso do Sul.

O recurso federal financiará a criação de parques solares de 1,3 MWp, contemplando aquisição de equipamentos, como inversores e placas solares. Os parques terão seus sistemas interligados com a rede da concessionária de energia do município, a Energisa. Segundo a empresa, o projeto deseja promover uma estabilidade na rede elétrica, fornecendo fontes alternativas de geração de energia à população da região.

“O setor de energia solar tem gerado muitas oportunidades de desenvolvimento para o Centro-Oeste, pois temos uma das regiões mais favorecidas pela insolação no país. Apoiando empreendimentos de energia limpa por meio do FDCO, incentivamos outras empresas do segmento a também buscarem recursos federais para investir em seus negócios, oportunizando o crescimento econômico e social das regiões”, diz o diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos da Sudeco, Renato Lima.

De acordo com a Empreendimento Imobiliário LTDA, o projeto deve gerar cinco empregos diretos durante a operação da usina e 20 empregos durante a construção, além de contratações de serviços e transportes locais.
O recurso será gerido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, agência financeira escolhida pelo tomador.

O projeto está enquadrado dentro das prioridades setoriais de infraestrutura, geração, transmissão e distribuição de energia, que foram previstas pelo Conselho Deliberativo do Centro-Oeste (Condel/Sudeco) para o FDCO, em 2020.

Balanço FDCO 2020

Foi previsto um recurso de R$ 480,5 milhões pelo Orçamento Geral da União (OGU). No ano, a Sudeco autorizou empenhos de oito projetos focados em atividades produtivas e novos negócios de empreendimentos em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás. Portanto, foram utilizados 100% dos recursos federais destinados ao FDCO.

Sobre o Fundo

O FDCO é um fundo público, administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Sudeco, que oferece recursos com taxas de juros diferenciadas, prazo de até 20 anos para pagamento e carência de um ano após a data prevista para entrada em operação do empreendimento. O fundo é um instrumento de execução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional no Centro-Oeste.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular